Imagem por Alberto Chagas / Alamy Stock Photo
Como um dos bancos parceiros do Plano Progredir, projeto do Governo Federal, o Banco do Brasil é uma das instituições financeiras que fornecem o Microcrédito Produtivo Orientado (MPO), empréstimo em dinheiro oferecido a microempreendedores de baixa renda.
Lançado em 2011, o MPO foi criado com o objetivo de estimular a geração de empregos, criar novos negócios e estimular a formalização de empreendedores. Para ter acesso ao empréstimo, é preciso estar inscrito no Cadastro Único ou ser beneficiário do Bolsa Família e, então, se cadastrar no site do Plano Progredir.
Cada um dos bancos parceiros possui seus próprios requisitos e condições quanto ao MPO. O Banco do Brasil, por exemplo, também o disponibiliza para microempreendedores individuais (MEI).
Confira abaixo um guia completo de informações sobre o microcrédito do Banco do Brasil:
O Microcrédito Produtivo Orientado (MPO) é um crédito com orientação voltado para empreendimentos. Com ele, o empreendedor conta com um empréstimo para melhorar o fluxo de caixa (capital de giro) ou para compra de equipamentos, móveis, ferramentas e demais itens necessários ao funcionamento do negócio.
O valor do empréstimo é estabelecido de acordo com a capacidade de pagamento do indivíduo.
O Banco do Brasil, por meio da Movera, disponibiliza duas modalidades de microcrédito: a individual ou grupo solidário.
A modalidade individual é voltada para pessoa física ou jurídica, na modalidade investimento ou capital de giro.
O Grupo Solidário, por sua vez, consiste em 3 a 7 empreendedores, os quais serão os responsáveis pelo pagamento integral das parcelas. Dentre os integrantes, deve ser escolhido um representante, que ficará a cargo do recolhimento dos valores correspondentes à parte de cada integrante.
O prazo para o pagamento é de 4 a 25 parcelas.
As taxas de juros estão em torno de 0,4% ao mês ou 5% ao ano. A cobrança de Imposto sobre Operações de Crédito (IOF) é de alíquota zero.
O Banco do Brasil, por meio de sua rede de agências e da Movera, oferece orientação e acompanhamento para o empreendedor durante o período de utilização do empréstimo.
O banco coleta os dados socieconômicos do empreendedor e do empreendimento. São avaliados fatores como o tipo de atividade exercida, a capacidade de pagamento e as necessidades do negócio.
A partir dessas informações, o agente especializado do banco repassa as orientações para o empreendedor, de forma a ajudá-lo para que os negócios se desenvolvam da melhor maneira possível.
É preciso visitar uma agência do Banco do Brasil e entrar em contato com um Agente de Crédito.
Para mais informações, acesse o site do Banco do Brasil e o da Movera.
DICA EXTRA: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio
Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana.
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Conteúdo original Edital Concursos
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Acusações de desvio de dinheiro abalam turma de Direito em universidade de Santa Catarina. Uma…
O aumento do salário mínimo sempre gera expectativa, mas também traz consequências que vão além…
Recentemente, uma empresa de alimentos e bebidas foi condenada pela 11ª Vara do Trabalho da…
Nos últimos meses, tem circulado a informação de que motoristas podem ter a Carteira Nacional…
Contadores, vocês suspeitam de empresas de laranja entre seus clientes? Saibam como prevenir a lavagem…
A recente aprovação da reforma tributária no Brasil trouxe à tona diversas discussões, especialmente no…