Chamadas

Ministério da Saúde anuncia aplicação da 3ª dose da vacina a partir de setembro

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (25), que irá distribuir vacinas para aplicar uma terceira dose de reforço em idosos e pessoas imunossuprimidas a partir do dia 15 de setembro.

“A ação será destinada a todos os indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose e para pessoas acima de 70 anos vacinadas há 6 meses”, informou o Ministério.

A princípio a vacina da Pfizer será usada para o reforço, no entanto, também podem ser usadas as vacinas da Janssen e de Oxford-AstraZeca, quando faltar a primeira.

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, disse que a partir de setembro haverá uma redução no intervalo entre as doses das vacinas da Pfizer e AstraZeneca, passando de 12 para 8 semanas. Desta forma, pessoas de todas faixas de idade receberão o reforço.

A “dose de reforço” será aplicada em quem já recebeu a segunda dose há cerca de seis meses.

Em entrevista, o ministro da saúde se mostrou preocupado com os idosos “Nos países onde a variante tem transmissão comunitária tem havido maior problemas nos idosos e naqueles que não foram ainda vacinados. Vacinando os idosos com este reforço teremos proteção adicional”.

As pessoas com dificuldades no sistema imunológico (imunossuprimidas), também vão ser convocadas para tomarem a dose de reforço. Neste caso, deverá haver um intervalo de 28 dias, entre a última dose e o reforço. Neste grupo, serão chamados, pessoas com HIV e transplantados.

O Ministério informou que a vacina preferencial para o reforço será a Pfizer “Vamos fazer com vacina da Pfizer porque ela foi testada em regimes de intercambialidade [uso de diferentes marcas em distintas doses], porque está aprovada na maioria das agências sanitárias do mundo e porque o ministério se programou para adquirir uma quantidade expressiva e tem chegado em tempo que nos dá segurança”, justificou Queiroga.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

5 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

5 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

6 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

6 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

6 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

7 horas ago