Imagem: freepik
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, representou o Ministério da Saúde em audiência pública sobre tuberculose na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos. Ela foi palestrante em painel que abordou o financiamento adequado e sustentável para fortalecer a resposta à doença e promover pesquisa e inovação. O evento, que aconteceu nesta segunda-feira (8), faz parte da preparação para a próxima reunião de Alto Nível da ONU sobre tuberculose, que ocorrerá em setembro deste ano. O convite ao Ministério da Saúde partiu do presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Csaba Kőrösi.
Em sua fala, a secretária Ethel enfatizou a relevância da articulação intersetorial para o enfrentamento à doença, lembrando o Decreto nº 11.494, publicado em abril de 2023, para a criação do Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e de Outras Doenças Determinadas Socialmente. Esse comitê transcende a esfera do Ministério da Saúde e congrega nove ministérios brasileiros, com o objetivo de promover ações conjuntas que contribuam para a eliminação da tuberculose como problema de saúde pública no País até 2030, cinco anos à frente da meta da Organização Mundial da Saúde.
Leia também: Governo Cria Comitê Visando Eliminar A Tuberculose
“O Brasil demonstrou, recentemente, um progresso importante na conversão de compromissos em ações, especialmente por meio do engajamento multissetorial. A responsabilidade e os recursos compartilhados entre os setores, incluindo ações de pesquisa e inovação, podem ajudar a enfrentar os principais impulsionadores da tuberculose”, afirmou Ethel Maciel.
Ela também abordou a ampliação do orçamento do programa de tuberculose e o aumento dos recursos destinados à pesquisa científica nessa área, ocorridos a partir deste ano. Destacou, ainda, a importância da integração entre pesquisadores, representantes da sociedade civil e governo para buscar inovações para o combate à doença, manifestando o interesse do Brasil em participar dos esforços globais para o desenvolvimento de uma vacina que possa ser acessível para todos os países.
O decreto que instituiu o Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e de Outras Doenças Determinadas Socialmente (CIEDS) foi publicado no Diário Oficial da União em 18 de abril. Caberá ao comitê, entre outras competências, discutir, avaliar e propor critérios, ações conjuntas e medidas, visando a eliminação da tuberculose e de outras doenças determinadas socialmente.
Leia também: Conselho Aprova Novas Diretrizes Para Tratamento Da Tuberculose No SUS. Confira!
O Ministério da Saúde vai coordenar as ações do colegiado, previsto para funcionar até janeiro de 2030. Os nove ministérios que vão fazer frente à pauta são:
Durante a 36ª Reunião do Conselho de Parceria da Stop TB, no dia 25 de março de 2023, em Varanasi, na Índia, foi assinada a Coalizão de Líderes – Brasil, Índia e Indonésia – para elevar a tuberculose para prioridade na Agenda Global do G20, grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo e a União Europeia.
Fonte: Ministério da Saúde
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…