Chamadas

Ministro da Previdência afirma que: “Mutirão vai reduzir a fila do INSS em todo o Brasil”

A estruturação de “mutirão” do INSS para reduzir a fila de análise dos pedidos de benefícios foi confirmada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, nos encontros com representações sindicais, na cidade de São Paulo, entre os dias 16 e 17 de fevereiro. 

Priorizando as regiões Norte e Nordeste para iniciar as ações concentradas de atendimento nos próximos meses, Lupi ratificou o compromisso do governo Lula de eliminar as pendências acumuladas nos últimos anos. 

“O mutirão de serviços, que inclui a área de perícia médica, permitirá a redução mais rápida da fila”, disse, ao destacar a qualificação dos servidores. 

Leia mais: TCU indica R$ 2,9 bilhões pagos pelo INSS a contas irregulares

“Estamos buscando o aprimoramento das rotinas administrativas para viabilizar, até o final do ano, a análise das requisições em até 45 dias”, projetou o ministro, que estava acompanhado do presidente do INSS, Glauco Wanburg, e do deputado estadual Márcio Nakashima. 

Em paralelo, o Ministério também promove a consolidação de acordos de cooperação com as organizações sindicais nos estados.

“Estamos criando uma rede integrada para garantir a cidadania de mais de 37 milhões de beneficiários da Previdência. E os sindicatos são parceiros essenciais, pois estão na ponta dialogando e auxiliando os trabalhadores que contribuem para ter a proteção social”, explicou Lupi. 

Parceria com o Governo Federal

Para centenas lideranças em reunião híbrida nesta sexta-feira (17), o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, relatou o interesse de estimular a parceria com o governo federal para proporcionar conquistas que qualifiquem a realidade da população brasileira. 

“Os sindicatos estão participando dessa nova realidade do Brasil. É um novo olhar para evoluir a realidade do povo trabalhador”, comentou. 

Para o presidente nacional do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), João Inocentini, a Previdência é essencial para a retomada do progresso socialmente responsável do país.  

“Queremos resgatar a Previdência e estamos dispostos a ajudar para melhorar a situação dos nossos aposentados”, salientou. 

Leia mais: Extrato do INSS para declaração do IR 2023 já pode ser acessado!

Presidente nacional em exercício da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Renê Vicente dos Santos defendeu, nesta quinta-feira (16), o compromisso com o progresso da proteção social pública. 

“Uma das principais lutas que travamos, nos últimos anos, é a defesa da previdência pública, que simboliza o Brasil democrático, soberano e inclusivo. É uma base fundamental para a distribuição de renda”, comentou.

Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

7 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

10 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

17 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

17 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

17 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

17 horas ago