Agência do INSS
Na terça-feira (21), Rui Costa, ministro da Casa Civil, disse que a taxa de juros do consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ficará abaixo de 2% ao mês. Segundo ele, a definição da nova alíquota deve ocorrer nesta sexta-feira (24).
O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), reduziu na semana passada o teto de juros do empréstimo consignado, de 2,14% para 1,70% ao mês. A decisão irritou os bancos que logo decidiram interromper a oferta do consignado.
Durante entrevista a GloboNews, Rui Costa disse que o próprio Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal dizem que essa taxa não é rentável
“Todos nós vamos buscar, ouvindo o mercado, um número que seja inferior a 2,14%, que era o que os bancos estavam praticamente e será 1,7%. Porque o próprio Banco do Brasil e a Caixa dizem que essa taxa não é rentável”.
Na mesma entrevista, o ministro da Casa Civil teve que responder se os juros iriam ficar em 2%. “Um pouco menos que isso”, respondeu ele.
O presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Sidney Oliveira, disse que a alíquota estabelecida pelo Ministério da Previdência Social não cobre os custos dos bancos.
“O patamar fixado pelo Conselho [Nacional de Previdência Social] de 1,7% [ao mês] não atende a estrutura de custo dos bancos. Tanto não atende que os bancos públicos também interromperam a concessão de consignado, ou seja, Banco do Brasil e Caixa interromperam porque não consegue suportar com a taxa de 1,70%”, disse o presidente da Febraban.
Leia Também: Mega-Sena Acumula Novamente E Prêmio Vai A R$ 63 Milhões
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu ordem para resolver a questão urgentemente. Ele não quer “intervenção externa”. Na verdade, a preocupação de Lula é uma possível ação do Congresso ou do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na noite da segunda-feira (20), o governo tomou a decisão de elevar a taxa de juros do consignado para aposentados do INSS. Ficou decidido que o valor vai ser acima dos atuais 1,70% e abaixo de 2,14%, como era antes.
A nova taxa vai ser discutida com os bancos públicos, que respondem por 11% dessa modalidade de consignado.
Na reunião, estavam presentes os ministros: Carlos Lupi (Previdência), Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil).
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…