Empresas do grupo:

Início » Moro afirma que golpistas estão utilizando uma imagem gerada por IA com sua aparência para aplicar fraudes no Serasa

Moro afirma que golpistas estão utilizando uma imagem gerada por IA com sua aparência para aplicar fraudes no Serasa

por Ricardo
2 minutos ler

O senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) denunciou nas redes sociais que sua imagem está sendo utilizada para aplicar golpes no Serasa. Em um vídeo publicado nesta sexta-feira (7), usando a técnica de “deepfake” (feita por inteligência artificial), ele alerta: “Não caia nisso, pelo amor de Deus!”

O vídeo em que os golpistas utilizam a imagem do senador está circulando por perfis falsos no Facebook. Nele, a imagem de Moro afirma que o STF multou o Serasa em mais de R$ 50 milhões por vazar dados de clientes.

A deepfake aconselha as pessoas a inserirem seus dados pessoais em um site para obter créditos falsos. A página recomendada pelos golpistas é um link suspeito.

Deepfake é uma técnica de manipulação de mídia que utiliza inteligência artificial para criar vídeos, imagens ou áudios falsos que parecem extremamente realistas. O termo “deepfake” é uma combinação de “deep learning” (aprendizado profundo) e “fake” (falso).

Acesse aqui para ver o Vídeo

Como Funciona a Deepfake

  1. Coleta de Dados: Requer uma grande quantidade de dados visuais ou auditivos da pessoa que se deseja imitar.
  2. Treinamento do Modelo: Utiliza redes neurais, particularmente redes neurais convolucionais (CNNs) e redes adversariais generativas (GANs), para aprender a replicar a voz, os gestos e as expressões faciais da pessoa.
  3. Geração de Conteúdo: Aplica o modelo treinado para criar novos vídeos, imagens ou áudios onde a pessoa alvo aparece dizendo ou fazendo coisas que nunca realmente fez.

Usos Positivos:

  • Entretenimento: Filmes e séries podem trazer atores falecidos ou rejuvenescidos digitalmente.
  • Educação: Ferramentas educativas podem criar conteúdos mais envolventes e interativos.
  • Assistência Médica: Simulações para treinamento de profissionais da saúde.

Riscos e Usos Negativos:

  • Desinformação e Propaganda: Criação de vídeos falsos para enganar o público ou manipular a opinião pública.
  • Fraudes e Golpes: Utilização de deepfakes para enganar indivíduos e cometer fraudes.
  • Violação de Privacidade: Uso não consensual da imagem de uma pessoa para criar conteúdo falso, muitas vezes comprometedor.

Você também pode gostar

Leave a Comment