Imagem por @vectorium / Freepik e Aplicativo CadÚnico editado por Jornal Contábil
Para receber benefícios assistências do Governo Federal é necessário que as famílias realizem seu cadastro no CadÚnico.
No entanto, mesmo após inscrição e liberação de algum benefício é necessário que o cidadão se atente a certas situações para não ser excluído do cadastro único e perder seu benefício.
Através do CadÚnico são armazenados dados das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social para possível liberação de benefícios, no entanto, esses motivos podem excluir seu cadastro.
Os dados devem sempre ser atualizados pelo cidadão toda vez que acontece alguma mudança na estrutura, como, por exemplo, que começa a trabalhar com carteira assinada.
Quando ocorrer a morte de um membro do núcleo familiar inscrito no CadÚnico é necessário atualizar a informação para não perder o benefício.
É necessário passar todas as informações solicitadas pelo CadÚnico, se recusar a passar dados requisitados podem levar a exclusão do cadastro.
Mentir informações solicitadas no cadastro como renda, características do domicílio, escolaridade, deficiência, entre outras, também podem levar ao cancelamento.
Não localização da família por período igual ou superior a 48 meses, contados da inclusão ou da última atualização, desde que a gestão tenha registros de que procurou a família pelo menos duas vezes nesse período.
Para realizar as atualizações das informações no sistema do CadÚnico o cidadão deve ir até uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município.
O ideal é manter informações como alterações na renda, saída ou ingresso de integrantes na família, mudança de endereço e transferências de escolas em dia. Lembrando também que é obrigatório atualizar o CadÚnico a cada dois anos, no mínimo.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…