Imagem por @Dragana_Gordic / freepik
A pensão por morte do INSS é concedida aos dependentes do contribuinte falecido ou que tenha tido a morte declarada judicialmente, após desaparecimento.
O objetivo do benefício é amparar financeiramente essa família durante o processo de perda. Mas para que os dependentes recebam o benefício o segurado falecido precisa estar contribuindo ou estar no período de graça quando morreu.
Os dependentes do seguro falecido, são classificados em três classes:
Mas é preciso se atentar pois nem todos recebem o benefício para sempre, e para não ser pego de surpresa confira quais são os motivos que podem cancelar a Pensão por Morte em 2022.
Segurado desaparecido retorna
Após o desaparecimento o segurado pode ter sua morte presumida fazendo com que os dependentes recebam a pensão por morte, mas caso o segurado retorne o benefício é cancelado.
Recebimento de uma nova pensão por morte
Pelas regras do INSS não é possível acumular a pensão por morte com outra pensão por morte. Caso a pessoa venha a ficar viúva duas vezes ela terá de optar pelo benefício que tiver o valor mais alto.
Já nos casos de pensão por morte de filho e cônjuge. Sim! Nesse caso a lei permite receber, ao mesmo tempo, pensão por falecimento de cônjuge ou companheiro com pensão por falecimento de filho ou duas ou mais pensões por falecimento de filhos.
Filho que completa 21 anos
Ao completar 21 anos o benefício de pensão por morte é cancelado, exceto nos casos de invalidez, onde o filho pode sim, ter direito a pensão vitalícia.
Idade limite de recebimento
Nem todas as pensões são vitalícias e por isso existem prazos para recebimento:
O benefício tem duração de 4 meses para o cônjuge/Companheiro(a) quando:
Já quando o segurado completou 18 contribuições o benefício pode durar:
Outros motivos em que o benefício pode ser cancelado
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…