MP do PIS/Cofins quebra planejamento financeiro de 2024

O Ministério da Fazenda apresentou nesta semana um plano para aumentar a arrecadação em até R$ 29,2 bilhões em 2024. A proposta visa compensar a renúncia fiscal com a desoneração da folha de salários de 17 setores da economia e municípios. As mudanças foram apresentadas por meio da medida provisória (MP) 1227, que tem como objetivo principal restringir a compensação de créditos presumidos das contribuições ao PIS/Cofins.

A medida, que já começou a valer no dia 4 de junho por um período de 60 dias, podendo ainda ser prorrogada, provocou uma repercussão nacional entres os setores atingidos, que inclui agronegócio de forma geral (grãos e proteína), combustíveis e as indústrias farmacêutica e química.

Dr. Rafael Marin

O advogado tributarista Rafael Marin, da Biolchi Empresarial, explica que o governo federal introduziu significativas restrições ao uso de créditos presumidos de PIS/Cofins, amplamente utilizados pelas empresas como incentivos fiscais, restituições em dinheiro ou compensação dos créditos para pagamento de outros tributos. Práticas, segundo ele, muito comuns dentro da gestão tributária das empresas. “Essa decisão quebra com todo o planejamento financeiro das empresas, provocando um impacto muito grande”, afirma Marin.
 

Ele explica ainda que para usufruir dos incentivos fiscais restantes, as empresas agora são obrigadas a apresentar uma certidão de regularidade fiscal, introduzindo mais burocracia e limitando a utilização desses benefícios.
 

Do ponto de vista jurídico, crescem as manifestações sobre a inconstitucionalidade da medida, que, segundo Rafael Marin, fere os princípios da anterioridade e da não cumulatividade, previstos na Constituição. “A MP pode ser ainda contestada em uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI), mas, até lá, as restrições estão valendo, levando o empresário a rever seu planejamento financeiro”, conclui o advogado.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Contador, veja 5 dicas para aumentar seu foco no trabalho

Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…

5 horas ago

Encerrou seu MEI nos primeiros meses de 2025? Veja as suas obrigações!

Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…

8 horas ago

Alerta! 7 erros que precisam ser evitados na contabilidade da empresa

Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…

10 horas ago

3 categorias de documentos necessários para declarar IR 2025

No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…

11 horas ago

Calendário de Pagamento INSS Março/Abril 2025: Todas as Datas e Informações

A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

12 horas ago

Reforma Tributária: Lei Complementar traz nova regra, gerando maior complexidade ao novo modelo

A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…

12 horas ago