Chamadas

Multas trabalhistas e erros comuns de RH

Evitar multas trabalhistas é uma das principais preocupações de quem trabalha com RH, tendo em vista que, as condutas adequadas minimizam os problemas judiciais.

No entanto, é normal que profissionais de RH com pouca experiência cometam alguns erros que podem ocasionar multas trabalhistas.

Tendo em vista que, o profissional que se sente prejudicado naturalmente irá procurar resolver a questão judicialmente.

Nós vamos esclarecer alguns erros comuns no RH que são simples de resolver e podem evitar essa burocracia.

4 Erros comuns de RH para evitar no seu cotidiano

Até mesmo os profissionais mais experientes estão sujeitos a cometer erros. O ideal é analisar se está cometendo erros, procurar corrigir o mais breve possível e solucionar as questões internamente.

1. Erros no preenchimento da carteira de trabalho

É muito comum errar no preenchimento da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do colaborador. Seja em relação à data de admissão, salário bruto ou outros dados. É preciso corrigir o equívoco no espaço destinado para a correção na CTPS Digital.

Utilize o campo de anotações/observações para corrigir. Fazer correções desabonadoras pode causar um processo por dano moral.

2. Intervalos de descanso

Dentro da jornada de trabalho o profissional tem direito ao descanso e alimentação, sendo obrigatório que a empresa preveja horário para tais atividades.

A duração das pausas depende diretamente da quantidade de horas trabalhadas por dia. Só não tem direito a intervalo o profissional que trabalha por apenas 4 horas por dia.

Não conceder o descanso a que o profissional tem direito também desencadeia processos trabalhistas. Sendo importante rever esse tipo de prática para não prejudicar a saúde de sua equipe e a reputação da empresa no mercado.

3. Negligenciar mudanças nas leis e acordos trabalhistas

É indispensável que os profissionais de RH estejam atualizados em relação à possíveis mudanças nas leis e acordos trabalhistas.

Tendo em vista que, não atuar em conformidade com as mudanças ocasiona equívocos que podem resultar em processos trabalhistas. O uso eSocial, por exemplo, requer que o profissional saiba quais condutas adotar no programa.

Preencher dados de forma errada abre espaço para multas e sanções. Sendo importantíssimo adotar boas práticas em relação ao uso do programa.

4. Adicional noturno

É muito comum que as empresas cometam erros no pagamento de adicional noturno. O que desencadeia uma série de ações judiciais, que frequentemente são causas coletivas na justiça.

Fazendo com que a empresa experimente um verdadeiro prejuízo ao pagar o valor devido acrescido de uma série de multas por danos e as custas processuais.

Portanto, todo profissional que possui direito ao adicional deve receber corretamente, visando evitar contratempos judiciais e custos acima dos necessários.

Fazer o cálculo corretamente baseado nas horas trabalhadas é fundamental para que a quitação do adicional seja assertiva, possibilitando satisfação para seu colaborador.

Profissional de RH: invista em atualização

É muito importante que o profissional de RH invista em atualização profissional. Possibilitando que sua carreira se destaque no setor.

Os cursos práticos como o RH na Prática, ajudam não só no âmbito da atualização profissional como também oferecem conhecimentos práticos.

O que é indispensável para o profissional inexperiente que está saindo da faculdade em busca de seu primeiro emprego.

Adquirir esse tipo de experiência é um diferencial importante para os profissionais da área. Possibilitando que desenvolva capacidade de atuar no setor sem cometer erros.

Demonstrar esses conhecimentos práticos e firmeza em suas condutas, são cuidados importantes para que tenha sucesso na entrevista de emprego e conquiste sua vaga.

Portanto, investir em formação prática é interessante em diferentes momentos da carreira. Trazendo retorno para sua formação e prática no mercado.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar ou aprender tudo sobre o Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

3 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

3 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

3 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

4 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

4 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

6 horas ago