Imagem: freepik / editado por Jornal Contábil
A partir desta sexta-feira (7), a Receita Federal passará a fornecer informações sobre o status das declarações de Imposto de Renda pendentes, tanto para o ano de 2023 quanto para anos anteriores. Os contribuintes poderão acessar essa consulta por meio da internet.
Esse novo serviço está disponível na página Meu Imposto de Renda. O contribuinte poderá verificar sua situação acessando a página da Receita, o e-CAC ou o aplicativo Meu Imposto de Renda. O acesso será realizado utilizando a senha do sistema gov.br.
Leia também: Receita Federal Inova O Sistema Meu Imposto De Renda E Vai Mostrar Declaração Omitida
As declarações que não foram entregues serão listadas como “omissas”. Por meio do serviço Meu Imposto de Renda, o contribuinte poderá verificar a situação de cada ano e verificar se há pendências quanto à entrega das declarações (veja abaixo). Ao clicar no ano em que há uma omissão, serão apresentadas duas opções: “preencher a declaração” ou “consultar os motivos da omissão”.
Os contribuintes poderão preencher as declarações em atraso. Além disso, também estará disponível uma declaração pré-preenchida, que já conterá os dados que eventualmente tenham faltado no envio inicial. Por exemplo, se o contribuinte recebeu algum rendimento acima de um determinado valor, a Receita mostrará as informações omitidas, facilitando a entrega da declaração.
Leia também: Saiba Como Funciona Dedução De Saúde No Imposto De Renda!
A Receita destaca que é importante regularizar a situação para evitar problemas. Mesmo que estejam atrasadas, o envio das declarações com omissões é importante, pois isso evita que o CPF do contribuinte seja classificado como “pendente de regularização”.
Essa funcionalidade também permite consultar o status da declaração de Imposto de Renda de 2023. O contribuinte poderá verificar se há pendências, se a declaração está na fila de restituição ou se caiu na malha fina. Para obter mais informações, acesse o link fornecido.
Por: Gabriel Dau
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…