Cuidado com as falsas notícias que circulam na internet dizendo que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) liberou o pagamento do 14º salário para os aposentados e pensionistas – é FAKE!
Na verdade o que existe é um projeto de lei que está em tramitação. O PL 4367/20 deveria criar de forma extraordinária um abono anual, que contemplaria aposentados e pensionistas para compensar os impactos da pandemia da Covid-19. O que podemos dizer é que o projeto ainda nem foi aprovado pelo Congresso Nacional.
Ele teve alguns avanços na Câmara dos Deputados, em duas comissões (de Seguridade Social e a de Finanças e Tributação) e no momento está na de Constituição e Justiça (CCJ). Ou seja, precisa ser aprovada no colegiado para depois seguir para o Senado Federal, isso porque a tramitação tem caráter conclusivo. Ou seja, não precisa sequer passar pelo plenário. Para isso, seria necessário um requerimento com a assinatura de 52 deputados.
Quem seria beneficiado
De acordo com o texto, seriam beneficiados os mais de 35 milhões de aposentados e pensionistas em todo o país. Neste caso, seria necessária uma verba de R$ 50 bilhões nesses dois anos. Diferente do 13º salário, que é pago todo ano aos beneficiários do INSS, o 14° salário seria uma ajuda emergencial que seria paga em apenas dois anos.
De acordo com o jornal O Globo, o INSS afirmou que “não existe 14º salário e não cabe ao INSS liberar ou criar esse tipo de bonificação extraordinária”. Além disso, “as antecipações de 13º que ocorreram, por exemplo, foram por força de Decreto Presidencial – o INSS só executou o pagamento.”
O que é o 14° salário dos aposentados?
O 14º salário foi criado como projeto de lei nº 4367/20 para beneficiar aposentados e pensionistas com o pagamento de mais um salário extra, além do décimo terceiro.
A intenção era beneficiar os aposentados e pensionistas do INSS durante os anos de 2020 e 2021. Eles teriam direito à referida quantia mais o acréscimo proporcional, porém limitado a um teto de até dois salários mínimos.
De acordo com o PL, o pagamento do 14º salário seria liberado para aposentados, pensionistas e quem estivesse recebendo auxílio-doença, auxílio-reclusão, auxílio-acidente e salário-maternidade.
A última atualização no texto sobre o projeto de lei que aprova o pagamento do 14º aos beneficiários do INSS, aconteceu no dia 16 de agosto.
Desta forma, não foi aprovada ainda a liberação do 14º salário para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp