Photo by Watchara Ritjan / shutterstock
Considerada uma importante variável pelo mercado, o Serasa Score é uma pontuação utilizada por empresas antes de conceder crédito em compras a prazo e financiamentos. Esse índice é composto por uma nota de 0 a 1000, que indica a chance de uma pessoa ou negócio pagar as suas contas em dia.
Pensando em investir no seu negócio para gerar novas oportunidades, muitos empresários se perguntam como o Serasa Score do seu CNPJ é calculado e, por isso, preparamos este artigo para explicar alguns pontos que compõem a pontuação de crédito e o que pode impactar a sua mudança.
Quer saber mais detalhes de como o Serasa Score é calculado? Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre o assunto com as respostas de nossos especialistas.
Score é uma pontuação de crédito atribuída a cada consumidor, seja pessoa física ou jurídica, baseada em informações públicas do mercado sobre pagamentos e movimentações financeiras, dados disponibilizados pela abertura do Cadastro Positivo e informações presentes nos birôs de crédito sobre dívidas não pagas.
O cálculo do Score é baseado no comportamento, histórico financeiro e relacionamento com o mercado, a partir de dados como:
• Dívidas Vencidas Negativadas;
• Consultas à Serasa;
• Cadastro Positivo devidamente aberto;
• Dados cadastrais do consumidor;
• Processos judiciais;
• Cadastro de emissão de cheques sem fundo.
O Serasa Score é um dos modelos estatísticos existentes no mercado para a análise de risco de crédito. Cada usuário é pontuado de acordo com uma série de fatores, como histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas, dados cadastrais atualizados e, caso tenha o Cadastro Positivo aberto na Serasa, o pagamento dos seus compromissos financeiros em dia. Quanto mais alta a pontuação, maiores serão as chances de o consumidor, como pessoa física ou jurídica, honrar seus compromissos financeiros nos próximos 12 meses e ter acesso facilitado ao mercado de crédito.
O peso de cada informação do Serasa Score é definido de acordo com um estudo do comportamento histórico de grupos de indivíduos não identificados. Esses grupos são compostos por pessoas com características financeiras parecidas. Desse modo, estatisticamente, é possível comparar os resultados obtidos por um consumidor específico com outros do mesmo grupo para o cálculo do Serasa Score. A pontuação vai de zero a 1.000 pontos: até 300 pontos há alto risco de inadimplência; médio risco entre 300 e 700 e baixo risco para quem acumula pontuação acima de 700 pontos.
Antes de decidir se emprestamos ou não dinheiro a alguém, pensamos quem é essa pessoa e como ela se comporta. É assim com pessoas e também com empresas. Antes de dar crédito a um consumidor, as empresas precisam ter mais dados para que possam fazer uma análise mais adequada antes de fechar o negócio, ajudando a realizá-los com menor custo, maior agilidade e segurança. O Serasa Score é um dos modelos estatísticos existentes no mercado para a análise de risco de crédito. As empresas podem utilizar outros que são desenvolvidos de acordo com as suas necessidades.
A pontuação do Serasa Score é dinâmica e é calculada no momento da consulta, considerando as informações disponíveis na base de dados da Serasa Experian. Manter o nome limpo, pagar as contas em dia, conservar os dados cadastrais atualizados no sistema da Serasa Experian são atitudes que contribuem para não baixar a pontuação.
É importante ressaltar que realizar compras a prazo e pagá-las em dia ajuda a mostrar para o mercado que um consumidor assume dívidas e as honra em dia. Porém, é válido destacar que o importante é que esses pagamentos sejam acompanhados pelo mercado e para isso é necessário abrir o Cadastro Positivo. O cadastro vai registrar os pagamentos em dia dos compromissos financeiros, como cartão de crédito, por exemplo, além das contas honradas nas datas de vencimento.
A boa pontuação do Serasa Score pode ser o diferencial para viabilizar ou até melhorar uma negociação de crédito, que pode ter condições mais justas, com juros adequados ao perfil de uma empresa com boa pontuação e permitir uma democratização na avaliação de risco de crédito desse documento.
Fonte: Serasa
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…