Chamadas

Não fiz a prova de vida do INSS, vou perder meu benefício?

Muitos segurados do INSS estão preocupados com a realização da prova de vida que acabou sendo prorrogado por diversas vezes desde o ano passado em decorrência da pandemia no país.

A boa notícia é que a autarquia prorrogação o período de suspensão da interrupção de bloqueio do benefício por falta de realização da prova de vida. Para você que ainda tem dúvidas sobre a prova de vida, continue acompanhando!

O que é a Prova de Vida

A prova de vida se trata de uma exigência do INSS para checar quais beneficiários ainda estão aptos para continuar recebendo o benefício. Por meio da prova de vida, os benefícios que são pagos por meio de forma fraudulenta, ou até mesmo aos segurados que já faleceram são cortados.

O objetivo da prova de vida é cortar gastos com benefícios que não fazem jus ao pagamento. A medida ocorre todos os anos e os segurados precisam se apresentar à agência bancária ao qual recebem o benefício, munidos de um documento de identificação pessoal com foto, para a realização da prova de vida.

O interessante é que em determinadas agências é possível que o segurado faça a prova de vida por biometria, por meio do caixa eletrônico.

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Prorrogação da exigência

A prorrogação da liberação dos segurados da exigência da renovação de senha, que valeria até este mês, foi divulgada nesta terça-feira (23) pelo secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco Leal, durante o lançamento da ampliação do projeto de fé vida digital.

Logo o INSS confirmou que a exigência será dispensada para as próximas duas competências, que são março e abril. Nesses dois meses, portanto, os beneficiários não precisam realizar o recadastramento na rede bancária.

Prova de vida digital

O INSS está convocando mais de 5 milhões de segurados para a realização da prova de vida digital. O procedimento foi lançado ainda em 2020 e agora está sendo ampliado e já pode ser feito através do aplicativo Meu INSS. Contudo, a medida ainda se trata de um projeto-piloto.

A convocação dos segurados elegíveis para participação da prova de vida digital está ocorrendo por meio de mensagens enviadas por SMS e e-mail. Na plataforma Meu INSS, também há uma mensagem para que o segurado realize o procedimento caso ele esteja com a prova de vida pendente e tenha sido convocado.

O INSS afirmou que o segurado que deixar de realizar a prova de vida digital não terá o benefício cortado.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

4 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

4 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

4 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

4 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

4 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

6 horas ago