Na semana que vem o governo federal começará a pagar o abono salarial do PIS/Pasep para os trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada em 2021. O pagamento será feito pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
A consulta do benefício pode ser feita diretamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, a partir do acesso a sua conta gov.br. O aplicativo pode ser baixado tanto em celulares Android quanto iOS (iPhone).
Segundo informações do governo, 22,9 milhões de pessoas devem receber o abono salarial neste ano, onde 20,4 milhões recebem o PIS que são trabalhadores da iniciativa privada e 2,5 milhões recebem o Pasep, que são os servidores públicos.
Todavia, milhares de pessoas que estão consultando a liberação do benefício, estão verificando não haver informações quanto a liberação do benefício neste ano, ou seja, não terão direito ao abono salarial do PIS/Pasep em 2023.
O primeiro passo para verificar se tem ou não direito ao abono salarial é conferir as regras do benefício, o qual são as seguintes:
Observando as regras do benefício para este ano, ou o trabalhador não teve o número de dias necessários para receber o abono salarial, sua média foi acima do exigido, ou o seu primeiro emprego foi em menos de cinco anos.
Além disso, outra situação que pode fazer com que o trabalhador não receba o abono salarial é caso o empregador não tenha enviado as informações da obrigação RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
Isso porque, é através da RAIS que o empregador envia as informações do trabalhador, por onde o governo consegue filtrar e identificar quem tem direito ou não ao abono salarial.
Uma informação muito importante é que o trabalhador que acredita ter direito ao abono salarial, pois se enquadra em todas as regras do benefício, mas não está na lista de aprovados, pode recorrer da decisão para pleitear o direito ao PIS/Pasep.
Para recorrer ao direito do abono salarial o trabalhador poderá acessar o site do governo, mais especificamente na parte de Formulário de Contato, onde é possível preencher as informações e enviar sua mensagem para o Ministério do Trabalho e Previdência.
Veja como realizar a reclamação:
Em caso de dúvidas, o trabalhador poderá entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Previdência pelo telefone 158, de atendimento aos trabalhadores.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…