Muitos casais não sabem mais, mesmo sem morarem juntos o seu relacionamento pode ser reconhecido como uma união estável e isso acontece pois ele possui características dessa relação.
No artigo de hoje ajudaremos você a identificar se seu relacionamento é uma união estável, saiba mais.
Para ser união estável preciso morar junto com o cônjuge?
Embora morar junto seja uma característica importante para existir uma União Estável, este não é apenas um dos requisitos mais importantes para configurar a união.
Apesar do casal escolher não morar junto, isso não vai impedir o conhecimento da união estável, caso o relacionamento se enquadre em outras características da relação.
Quais são as características da União Estável?
- Convivência pública: quando a relação tem o conhecimento de amigos, familiares e/ou comunidade;
- Convivência contínua: sem interrupções constantes;
- Convivência duradoura: embora não haja uma determinação sobre o tempo mínimo, é necessário que esse tempo seja estável;
- Convivência com o intuito de constituir uma família.
Entenda o que é o namoro simples e o namoro qualificado
Para ficar claro vou explicar também o que é o namoro simples e o namoro qualificado, pois eles geram muitas dúvidas e o seu relacionamento pode se enquadrar em uma das duas situações.
Namoro Simples: esse tipo de relacionamento afetivo é aquele que visa ou não constituir uma família, nesse caso o casal se relaciona com o objetivo de se conhecerem melhor.
Namoro Qualificado: já esta relação possui muitas características da união estável, porém nessa modalidade apenas do casal de namorados dividir entre eles obrigações a intenção de constituir uma família é futuramente.
Se você deseja se proteger é importante um contrato de namoro, pois por meio deste documento é possível comprovar a diferenciação de relacionamento, ou seja deixa clara a intenção do casal.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp