Imagem Canva
Viajar no tempo nos permite resgatar memórias e perceber como a cultura molda aspectos do nosso dia a dia, até mesmo na escolha dos nomes.
Nomes que foram populares em uma época dizem muito sobre os valores e tendências culturais daquele período.
Com base em um estudo realizado pelo IBGE realizado em 2010, revisitamos os 10 nomes mais populares de cada década, entre os anos 60 e 90, destacando como os gostos mudaram com o tempo.
Nos anos 60, o Brasil passava por grandes transformações sociais, mas ainda era muito apegado a valores mais tradicionais.
Isso refletiu na escolha dos nomes de bebês. Os nomes mais comuns traziam uma forte influência religiosa, com destaque para “Maria” e “José”, muito presentes em todas as regiões do país.
Os anos 70 foram marcados por uma maior diversidade nos nomes. Enquanto Maria e José ainda reinavam soberanos, novos nomes começaram a aparecer, refletindo uma sociedade em transformação.
Nomes como “Adriana” e “Patrícia” começaram a despontar entre as meninas, enquanto “Marcelo” e “Márcio” começaram a ganhar popularidade entre os meninos.
Os anos 80 foram marcados por uma explosão cultural e tecnológica que se refletiu até na escolha dos nomes.
As novelas e a cultura pop começaram a exercer forte influência. Nomes como “Juliana” e “Rodrigo” passaram a figurar entre os mais populares, trazendo um toque mais moderno e fresco à lista.
Os anos 90 foram um período de avanços tecnológicos e culturais, o que trouxe uma renovação também na escolha dos nomes.
“Lucas”, “Gabriel”, “Bruna” e “Jessica” passaram a ser amplamente escolhidos pelos pais da época, mostrando que a criatividade e as referências culturais daquele momento tinham um forte impacto.
Uma curiosidade interessante é que alguns nomes conseguiram ultrapassar as barreiras do tempo e se mantiveram populares ao longo de várias décadas.
O IBGE também revelou quais são os nomes mais escolhidos entre os nascidos desde a década de 1930 até o início dos anos 2000.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…