Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Após uma longa espera para, a Caixa Econômica Federal finalmente lançou o microcrédito pelo aplicativo Caixa Tem. O novo empréstimo disponibilizado pela Caixa terá valores de R$ 300 e R$ 1 mil, e contará com uma taxa de juros de 3,99% ao mês com a possibilidade de até 24 meses para pagamento.
Contudo, em um país onde 62,5 milhões de pessoas estão com nome negativado, muitas pessoas ficaram na dúvida se o novo microcrédito do Caixa Tem poderá ser contratado pelos trabalhadores que hoje estão com nome, sujo. Se você também quer saber, continue acompanhando!
De acordo com dados divulgados pela Caixa, o microcrédito contará com uma taxa de juros de 3,9% ao mês e a possibilidade de pagamento da dívida em até 24 meses. O novo empréstimo pelo aplicativo ocorre em um momento de transição, onde o auxílio emergencial está prestes a acabar.
Assim, com o fim do programa emergencial, bem como a falta de resolução sobre o novo programa de distribuição de renda social, Auxílio Brasil que substituirá o atual Bolsa Família, muitas famílias deverão acabar tendo que recorrer ao crédito para sobreviver.
Contudo, precisamos dizer que a taxa de juros aplicada neste empréstimo é bastante elevada, a título de comparação, de acordo com o Banco Central a taxa média do sistema bancário está em 1,45% ao mês. Já a taxa de juros do crédito pessoal geral é de 2,42% mensais.
Com relação à liberação para quem possui restrição, a Caixa Econômica Federal informou que o cidadão que hoje se encontra inadimplente não deverá ter acesso à nova linha de crédito. Assim, caso o trabalhador se encontre com o nome sujo, a oferta do Caixa Tem não será uma opção.
O microcrédito será liberado seguindo um calendário que corre conforme o mês de aniversário do usuário, além disso, a contratação e o recebimento dos valores também será totalmente digital, veja o calendário:
Para realizar a solicitação do empréstimo, o usuário deverá realizar uma atualização no cadastro. Durante o processo de liberação do empréstimo conforme o calendário, será necessário digitalizar o documento de identidade e enviar uma foto tipo selfie do usuário do Caixa Tem.
Assim, com a atualização do cadastro, a conta poupança social digital do usuário se chamará Poupança Digital+. Logo, quando a conta se tornar Poupança Digital+, será possível solicitar o empréstimo que deverá passar por uma análise de crédito antes de ser liberada.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…