Negócios

Negócios: como criar o planejamento da sua empresa para 2024

Estabelecer metas é um componente vital para o planejamento estratégico de uma empresa, visando um crescimento expressivo.

No entanto, o contexto brasileiro apresenta desafios, conforme a pesquisa Global sobre Crises da consultoria PwC, revelando que mais de 98% das empresas enfrentam dificuldades no planejamento estratégico.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda destacam que 25% dos empreendedores brasileiros fecham suas empresas nos primeiros anos devido à falta de gestão.

André Minucci, Mentor de Empresários, enfatiza a importância de iniciar o planejamento para o próximo ano. Segundo ele, o primeiro passo é definir objetivos amplos alinhados à missão, visão e valores da empresa.

“Esses objetivos devem expressar a visão de longo prazo da empresa”. Na sequência, Minucci destaca a definição de objetivos estratégicos mais específicos e detalhados. 

Acompanhe as dicas para criar um planejamento eficaz para o próximo ano, destacando pontos cruciais:

Elaboração de Metas:

Defina metas claras para cada membro da equipe, considerando suas habilidades e aptidões. Com funções bem estabelecidas, a produtividade da equipe aumentará significativamente.

Mentoria empresarial:

A presença de um mentor é muito importante, ao proporcionar um crescimento acelerado para te auxiliar na construção de estratégias e desafios.

Ter alguém que compartilha conhecimento e experiência não apenas agiliza o desenvolvimento, mas também fornece insights valiosos, abrindo caminhos para o aprimoramento profissional e pessoal.

“Diante dos desafios apresentados pelo cenário empresarial, é crucial encará-los não apenas como obstáculos, mas como oportunidades de crescimento e inovação”, reforça André.  

Além disso, aprimorar a presença digital torna-se uma peça-chave na estratégia empresarial moderna.

 “A era digital proporciona um vasto campo de possibilidades para conectar-se com clientes, expandir mercados e otimizar processos internos. Ignorar esse aspecto pode significar ficar para trás em um mundo cada vez mais virtual”, comenta André.

Estabelecer metas claras e alcançáveis é o alicerce para o sucesso a longo prazo.

O planejamento estratégico, delineando objetivos específicos e as etapas para atingi-los, não apenas orienta a empresa, mas também fornece um mapa para superar desafios e capitalizar oportunidades emergentes.

Portanto, Minucci enfatiza que o planejamento empresarial para o próximo ano não é apenas uma formalidade, mas sim um guia estratégico que orientará as ações da empresa em direção ao sucesso, finaliza. 

Bia Montes

Recent Posts

Contabilidade: aprenda como declarar o Imposto de Renda do MEI

Se você é um profissional de contabilidade e quer saber como enviar a Declaração de…

8 minutos ago

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

14 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

15 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

15 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

15 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

15 horas ago