Imagem: Marcello Casal / Agência Brasil / editado por Jornal Contábil
O Vale-Gás começará a ser pago no valor de R$ 52,00 a partir do dia 18 de janeiro para 5,4 milhões de famílias. Receberão primeiro o benefício o público do Auxílio Brasil, juntamente com o benefício referente a este mês. Entretanto, não são todas as famílias que terão direito ao Auxílio-Gás.
Em dezembro de 2021, receberam excepcionalmente o benefício cerca de 108 mil famílias. O valor foi liberado para as famílias que moram nos 100 municípios em estado de calamidade pública após as fortes chuvas que deixaram milhares de pessoas desabrigadas na Bahia e Minas Gerais.
Com um orçamento de R$ 1,9 bilhão em 2022, o Vale-Gás será pago a cada dois meses para as famílias que estiverem cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único) e que tenha uma renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo e integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Os pagamentos do benefício serão liberados de acordo com um calendário liberado pelo governo, e a ordem de pagamentos será ditada de acordo com o número final do NIS.
Os cartões que são usados para o saque do Auxílio Brasil também poderão ser utilizados para receber o Auxílio Gás.
Você poderá consultar se tem direito ao Auxílio Gás pelos aplicativos do Auxílio Brasil, Pelo Caixa Tem ou ligando para o número 111. Os beneficiários do Auxílio Brasil podem fazer a consulta do vale gás pelo CPF via aplicativo do programa social lançado pela Caixa Econômica Federal. O aplicativo do Auxílio Brasil está disponível para celulares Android e iOS.
O saque sem cartão é feito por meio do aplicativo Caixa Tem seguindo o passo a passo:
Escolha a opção “saque sem cartão” no menu inicial;
Clique em “gerar código para saque”;
Informe o valor desejado do saque;
Digite a senha para liberar a solicitação;
Vá até um caixa eletrônico e informe o código.
Também poderá retirar o valor numa lotérica, bastando pedir ao atendente que libere o saque. Para isso, terá que apresentar o código e um documento oficial com foto original.
O benefício será concedido de forma preferencial às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. Também ficou determinado que a mulher que for responsável pela família também terá preferência para receber o Vale-Gás.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…