No ano passado, o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou a Resolução CGSN nº 169, de 27 de julho de 2022, que trata da emissão de nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e) por microempreendedores individuais (MEI).
Essa Resolução determinou a padronização da nota fiscal de serviços MEI, além da emissão da NFS-e gratuitamente pelo Portal do Simples Nacional e gratuitamente por dispositivos móveis.
Mas porque essa padronização? A iniciativa deu-se pelo fato de existirem centenas de padrões de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica em todo país. Esses padrões foram criados pelas empresas de software que cuidam da NFS-e dos municípios, contratadas através de licitações.
A partir de setembro, esse será o novo padrão de envio das notas fiscais sociais eletrônicas (NFS-e) para o microempreendedor individual (MEI).
Leia também: ATENÇÃO! NFS-E Nacional Para MEI Será Obrigatória Apenas Em Setembro
Padronização obrigatória a partir de setembro
O Emissor Nacional já colocou à disposição o programa desde janeiro de 2023, mas só será obrigatório a partir de setembro. Portanto, esse novo sistema deverá ser utilizado pelos MEIs para enviar documentos à Receita Federal, sendo que o acesso ocorre através de um site ou do aplicativo, por celulares e tablets.
Nesta plataforma, o microempreendedor conseguirá emitir as notas fiscais virtuais apenas informando seus dados e o tipo de serviço que presta. Vale destacar um detalhe interessante desse novo sistema, que é emitir as notas mesmo sem a identificação do tomador.
Além disso tudo, a plataforma ainda permite que a nota seja emitida mesmo que o MEI não consiga acessar a internet no momento da emissão.
Isso porque o novo programa consegue armazenar as informações prévias do microempreendedor e transmiti-las ao documento assim que houver reestabelecimento da conexão com a internet.

Como emitir NFS-e pelo Portal do Simples Nacional
Desde 1º de janeiro de 2023 o programa está disponível para os prestadores de serviços sem incidência de ICMS.
Dessa forma, o processo será simples e rápido, com poucos passos:
- Acessar o portal do “Simples Nacional”;
- Preencher o CPF ou CNPJ do tomador, colocar o serviço e valor;
- Fazer a emissão da Nota Fiscal;
- E então, quem está “recebendo a NFS-e” vai ver uma notificação em seu celular e pode visualizar a nota.
Leia também: NFS-E Nacional: Conheça Todos Os Benefícios Para As Empresas Que…
Acesso à plataforma
A Receita Federal informa que todos os municípios podem acessar as notas fiscais de Serviços eletrônica (NFS-e), no padrão nacional, emitidas por Microempreendedores Individuais (MEI). Essa possibilidade estava disponível apenas para os entes conveniados.
As emissões ocorrem a partir dos emissores públicos disponibilizados que são:
– Emissor Web (versão para navegador): https://www.nfse.gov.br/EmissorNacional;
– NFS-e Mobile (versão para dispositivos móveis): disponível na App Store (Apple) e Play Store (Google).
Os agentes municipais autorizados poderão também acessar o ambiente de testes do Painel Administrativo Municipal (PAM). Esse painel é responsável pelas configurações municipais na plataforma em relação às suas respectivas legislações.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp