Imagem por @yanalya / freepik
A sigla NIS significa Número de Identificação Social. O documento está relacionado às pessoas que recebem ou não benefícios sociais do Governo Federal.
Esse número também tem a função de assegurar os direitos trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores.
Nesse artigo vamos explicar algumas características do registro.
O NIS é um número de identificação dos cidadãos, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, composto por 11 dígitos. Com ele, as pessoas podem garantir benefícios sociais, trabalhistas e previdenciários.
Esse documento pode ser gerado de duas maneiras: cadastramento das pessoas nos bancos de dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS); no primeiro registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
A inscrição no NIS tem a função de identificar as pessoas que tenham ou possam ter direito aos benefícios sociais. Quando o cidadão passa a ter vínculo de emprego, o NIS é cadastrado no Programa de Integração Social, transformando-se em uma inscrição PIS. Portanto, uma inscrição no PIS é uma inscrição no NIS com dados sobre vínculo de emprego.
É de responsabilidade do empregador fazer o cadastro do funcionário admitido, quando ele não possui inscrição no PIS ou tenha somente o NIS.
O NIS pode ser encontrado em documentos físicos e digitais. Confira a seguir:
Como ter acesso à Carteira de Trabalho Digital?
Ela pode ser acessada pela internet, basta baixar o aplicativo compatível com Android ou iOS.
Importante: Na Carteira de Trabalho antiga, esse dado normalmente era informado em um cartão da Caixa anexado ao documento.
O NIS/PIS também pode ser encontrado no Cartão Cidadão.
É importante destacar, que a sequência numérica não inclui os números finais, separados por hífen.
O NIS também pode ser localizado pelos sites da Caixa Econômica Federal, Meu INSS e/ou aplicativo do CadÚnico. Confira a seguir.
Ele possibilita que o cidadão faça consultas do saldo e movimente a conta. Pode ser acessado pelo site da Caixa, ou pela plataforma FGTS. Dessa maneira, o trabalhador pode encontrar o NIS pelo CPF.
Como se encontra o NIS?
O NIS/PIS é uma das informações inseridas no extrato do FGTS, que traz o relatório de todo o montante recebido e referente ao mesmo titular.
O NIS também pode ser consultado pelo CPF, através do Meu INSS, mas para que isso ocorra é necessário que o trabalhador seja cadastrado no Gov.br.
Como o trabalhador pode fazer esse cadastro?
Para fazer o cadastro é necessário clicar em “Entrar no gov.br” e selecionar um dos meios de identificação pessoal. Além do CFP existe o QR code.
Onde encontrar o NIS?
Depois de acessar o sitema, vários dados e serviços serão carregados. O NIS/NIT pode ser verificado ao clicar em “Meu cadastro”, no menu superior.
Importante: O Cadastro Nacional de Informações Sociais, também apresenta o NIS.
Como acessar o CNIS?
Para isso é preciso que a pessoa selecione “Extrato de Contribuição (CNIS)” e imprima o documento na versão completa. Em seguida o documento em PDF será baixado.
Os beneficiários dos programas sociais do Governo Federal e usuários da plataforma Meu CadÚnico podem localizar o NIS pelo CPF.
Para isso é necessário que o usuário se identifique e selecione a opção “Consulta Cidadão”. Nele, as pessoas podem verificar os dados de suas famílias no CadÚnico.
Importante: O responsável pelo grupo familiar pode conferir o NIS dos outros integrantes
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…