Imagem por @senivpetro / freepik
Parece desafiador, mas o modelo de trabalho com horário flexível e que não requer a presença física em um ambiente específico, possibilita que profissionais de diversas áreas possam conciliar lazer e trabalho de qualquer lugar. Além das habilidades, laptop e acesso à internet, confira algumas dicas para conseguir um trabalho online e viver como um nômade digital.
1 – Tradução e moderação de conteúdo
Existem diversos sites que são terceirizados do Google e contratam mão de obra remota para trabalhar online, cerca de 10 a 20 horas semanais, como freelancer. É o caso da Lionbridge e da Appen.
Essas plataformas anunciam jobs de tradução, interpretação, moderação de conteúdo, testes, entre outros. Para se candidatar, basta ter um curso superior, enviar o seu currículo e uma carta de apresentação em inglês, além de comprovar seu diploma de inglês.
Para se destacar na seleção, as plataformas consideram, principalmente, os candidatos com perfil analítico, organização e fluência em inglês.
2 – Aula de idioma online
Que tal ser pago para ajudar pessoas a aprenderem novas línguas? A qualquer hora, em qualquer lugar do mundo, você pode ter dezenas de alunos, além de definir o preço e calendário. Perfeito, não?
Existem plataformas, como o Italki, que permitem essa flexibilidade. Basta ter um computador, fone de ouvido e boa conexão com a internet.
3 – Work Exchange
A premissa básica é: você troca o trabalho (habilidades) durante algumas horas por semana (em média 20 horas), por hospedagem gratuita. No entanto, raramente a hospedagem é o único benefício oferecido. O Work Exchange também pode abrir portas para você fazer um dinheiro a mais durante as suas viagens. Isso porque, alguns hotéis e hostels precisam de muita mão de obra, além da voluntária, e estão dispostos a pagar por esse trabalho extra.
Algumas habilidades, como fotografia, filmagem e edição, gestão de redes sociais e desenvolvimento de website, por exemplo, são mais valorizadas para os jobs temporários.
4- Promova suas skills
Tour gastronômico, aula de dança, walking tour e sessão fotográfica são algumas atividades que você pode divulgar em sites de experiências e realizar em qualquer lugar do mundo, com poucas horas semanais ou diárias.
O Airbnb, por exemplo, oferece, dentro da plataforma, o serviço de experiências para divulgar para outros viajantes. Além da divulgação, o site oferece feedbacks, painel de análises, seguro e cuida de todos os pagamentos. É uma oportunidade de mostrar o que sabe e ama fazer, além de monetizar com isso.
Outra opção é a Fiverr, focada em freelancers e no trabalho 100% online. Ela abrange serviços de marketing digital, redação, designer, animação, ilustração, programação, entre outros.
Se você sabe fazer gestão de redes sociais ou criação de identidade visual, por exemplo, é uma ótima oportunidade para atrair novos clientes. Basta criar um anúncio na categoria desejada, descrever o serviço, colocar o seu preço e prazo de entrega e pronto!
5- Influência digital
Se você é daqueles que ama fotografia e audiovisual, cria bons conteúdos e engaja uma comunidade, saiba que é possível conquistar uma “renda passiva” trabalhando para marcas, por intermédio de plataformas de influenciadores. É o caso da Viral Nation e da Samy Road, por exemplo. Ambas fazem ações com marcas e clientes internacionais.
Essas empresas são responsáveis por mapear e selecionar perfis nas redes sociais que tenham fit com a campanha, monitorando desde a criação do conteúdo, estratégia até a finalização com o pagamento.
Não tenho uma conta para receber do exterior. E agora?
Boa parte das plataformas que oferecem trabalho online pagam pelos “freelas” em dólar, mas isso não é um problema, pois existem várias maneiras de receber os pagamentos. Uma boa escolha é a Husky, que tem porcentagem fixa e o pagamento é fechado no dólar do Google. A empresa é 100% digital, com o cadastro é todo feito pelo app.
Com essas dicas, você já pode encarar o desafio do nomadismo digital e planejar sua próxima viagem trabalhando pelo mundo.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…
View Comments
Quais impostos incidem nesse tipo de trabalho? Como jornal contábil vocês poderiam aprofundar mais nesse ponto.