A Receita Federal informou que o nome fantasia não será mais incluído no registro do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Mas, na prática, como essa mudança vai ocorrer? Veja a seguir as mudanças e como os novos MEIs (Microempreendedores Individuais) e os empreendedores que já são MEIs se adaptarão.
A razão é simples. O Governo Federal decidiu não registrar mais o nome fantasia para simplificar o processo de inscrição dos MEIs. Mas, além disso, essa mudança visa garantir a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mas, o que é a LGPD? A LGPD é a Lei Geral de Proteção de Dados. Ela exige que o uso desses dados, como o nome fantasia, seja claro e com permissão do dono dos dados.
Isso melhora a proteção e aumenta a clareza sobre como os dados são utilizados. Então, ficou claro o porquê aconteceu essa mudança.
Leia também: Conheça os primeiros passos para se tornar MEI
Então agora, quando precisar fazer pagamentos ou emitir notas fiscais, o MEI usará a razão social. E o que faz parte da razão social de uma empresa?
Na razão social tem o nome completo do empreendedor e seu CPF, ou os primeiros oito dígitos do CNPJ seguidos do nome completo.
Então agora, quando um empreendedor se inscrever para ser MEI, não verá a opção de registrar o nome fantasia no formulário.
Antes, esse campo ficava livre para ser preenchido. O que isso gerou? Em muitos registros com nomes similares, complicando a organização e precisão dos dados das empresas.
Mas, agora com essa mudança, será possível aumentar a clareza dos registros e acelerar o processo de formalização de novas empresas no Brasil.
Para os MEIs que se registraram antes de 12 de dezembro de 2022. Haverá uma atualização automática do nome empresarial para o novo formato assim que acessarem o formulário de alteração cadastral.
Além disso, a Receita Federal também procederá com a remoção do nome fantasia dos CNPJs registrados como MEI. É importante notar que você não precisará tomar nenhuma ação adicional nem efetuar pagamentos por essa atualização.
Se receber pedidos de pagamento ou confirmar dados em nome da Receita Federal, confirme se são verdadeiros. Você deve verificar a autenticidade dessas solicitações.
Leia também: ESSES motivos cancelam o seu MEI. Veja como evitar
Para concluir, o nome fantasia não é mais necessário no registro do CNPJ para MEIs. Isso torna o processo de inscrição mais simples e garante que os dados cadastrais sejam precisos.
Essa mudança segue a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além de outras regras do governo que facilitam a inscrição dos MEIs e mantém a precisão dos dados. Agora, o processo de registro empresarial está mais simples e claro, facilitando a gestão.
Com as atualizações dos nomes empresariais e a remoção dos nomes fantasia, os MEIs vão encontrar um sistema mais organizado. Essas mudanças melhoram a consistência dos registros e protegem as informações pessoais, seguindo as regras da LGPD.
Quer se tornar um profissional tributário? Então aprenda a ganhar dinheiro com o Curso de Recuperação do Simples Nacional, você começará do absoluto ZERO e dominará, na prática, todo o processo para identificar créditos de produtos monofásicos e solicitar restituições. Em apenas 3 dias, recupere o PIS e COFINS de até 60 meses e veja como é fácil transformar seu tempo em dinheiro. Não perca tempo, inscreva-se agora clicando aqui!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…