Imagem Por Lumen Photos / shutterstock
Cadastro negativo: SPC e Serasa são obrigados a retirar negativação após 5 anos da dívida? A regra é clara: todas as dívidas têm um prazo determinado para prescrever.
Após 5 anos da negativação, as dívidas não podem aparecer mais nos serviços de proteção ao crédito, nos birôs como SPC Brasil, Serasa Experian, Boa Vista e Quod. Acontece que, por muitas vezes, elas continuam lá ou são reinseridas após acabar o prazo.
Há algum tempo atrás, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ordenou que o nome de devedores sejam excluídos dos cadastros negativos, logo depois que o vencimento da dívida completar cinco anos. Contudo, essa orientação é válida para dívidas cobradas em cartório. Já em caso de ações judiciais, o prazo para de contar tão logo o consumidor é acionado pelo tribunal.
Sendo assim, o STJ condenou a Serasa Experian a indenizar, por danos morais e materiais, todos os consumidores que tiverem os dados divulgados contrariando esse novo entendimento. A entidade, no entanto, de acordo com a ação, mantinha o nome dos consumidores inadimplentes por prazo superior a cinco anos, sem que tivesse qualquer controle do prazo prescricional.
Portanto, as dívidas com os bancos, cartões de crédito ou empréstimos que não foram pagos, prescrevem em cinco anos. Além disso, o prazo máximo que o CPF e o nome do devedor fica negativado é de cinco anos, segundo o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil.
Embora o nome volte a ficar limpo e as consequências legais sejam outras, a dívida não deixa de existir e a vida financeira segue sendo prejudicada.
Ou seja, os juros continuam correndo e o banco continua podendo cobrar do consumidor pelo resto de sua dívida. Além disso, o seu nome, mesmo já limpo, poderá também ficar marcado para sempre e dificultar ou impedir tentativas futuras de crédito.
Por fim, com o nome limpo e a dívida prescrita, a dívida não pode mais ser cobrada na justiça. O nome do consumidor também não pode mais ser levado aos serviços de proteção ao crédito devido àquela dívida.
Conteúdo original Seu crédito Digital
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…