Chamadas

Notícia decepciona milhões de aposentados do INSS

Entra ano e saí ano e os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), aguardam pela liberação do 14º salário emergencial. Os aposentados que esperam pelo pagamento do dinheiro extra a quase três anos podem ter uma notícia um tanto quanto frustrante.

Isso porque, o Projeto de Lei (PL) 4367/20, nessa altura do campeonato, está cada vez com menos chances de ser aprovado junto ao Congresso Nacional. O benefício, que chegou próximo de ser aprovado na Câmara, contou com manobra do até então presidente da Câmara Arthur Lira para inviabilizar a proposta.

14º salário não deve sair do papel

Após meses e meses de demora, em junho de 2022 o PL que determina o pagamento do 14º salário havia avançado para a última etapa de tramitação junto a Câmara.

Isso porque, naquele período, o projeto recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça, podendo então ser votado e seguir para aprovação junto ao Senado Federal.

Contudo, o PL em questão ainda no mês de junho, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, retirou o texto de pauta e designou o projeto para a aprovação de uma comissão especial.

Através da manobra de Lira, o governo então retirou o último suspiro de esperança de uma aprovação do PL 4367 tendo em vista que designar o texto à apreciação de uma comissão especial, reiniciou do zero todos os avanços da proposta nos últimos anos.

No atual cenário, desde o famigerado mês de junho de 2022, o Projeto de Lei 4367 aguarda a criação de Comissão Temporária pela mesa diretora, para que a proposta possa voltar a tramitar.

Dessa forma, sem qualquer nova movimentação, considerando que todo o avanço feito foi reiniciado e de que atualmente estamos em um novo governo que procura outras opções, o 14º salário está fadado a uma nova aprovação e esquecimento.

O que defendia a proposta do 14º salário?

O Projeto de Lei 4367/20 defendia a criação de uma parcela a mais do 13º salário para os aposentados e pensionistas do INSS para os anos de 2020 e 2021.

Todavia, como os respectivos anos haviam passado, em 2022 foi proposto que o 14º salário será pago excepcionalmente como uma maneira de restituir as perdas financeiras dos segurados nos referidos anos de pandemia.

Posteriormente foi definido um limite de dois salários mínimos no valor do 14º salário, onde, quem recebia um salário mínimo iria receber uma parcela integral, já quem recebia mais de um salário receberia um valor proporcional ao limite de dois salários.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

10 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

12 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

17 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

18 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

18 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

18 horas ago