Imagem por Freepik e RG Digital Paraíba editado por Jornal Contábil
A Carteira de Identidade Nacional (CIN), já está valendo em 5 estados do país e no Distrito Federal. Milhões de brasileiros já poderão ter acesso ao novo RG. O novo modelo foi instituído pelo Governo Federal, em março deste ano. Os estados têm até março de 2023 para se adequar ao novo modelo.
Até o momento, o novo documento está valendo somente no Distrito Federal, nos estados do Rio Grande do Sul, Acre, Goiás, Minas Gerais e Paraná que já estão emitindo a nova cédula de identidade. Para pedir a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, basta ir nos institutos de identificação e secretarias de segurança pública, que já emitem a versão antiga e fazer o pedido.
Mas você não precisa ficar preocupado, a mudança ocorrerá de forma gradual, isso porque o documento antigo continuará valendo até 2032. De acordo com o governo, segundas vias e novas emissões deverão ser feitas ao longo dos anos.
Para solicitar o novo RG, será preciso que o seu estado já esteja emitindo o novo documento. Neste caso, o interessado deve comparecer com a sua certidão de nascimento ou de casamento (versões digitais e impressas são aceitas). Lembrando que o seu CPF precisa estar regularizado. Caso não esteja, você poderá regularizá-lo nas agências dos Correios ou acessando o site da Receita Federal.
Para quem ainda não passou pelo processo de coleta de digitais será submetido a um processo de biometria. A emissão da nova cédula de identidade é gratuita.
Modificações foram realizadas em relação ao modelo atual, as principais foram:
Unificação com o CPF
O RG não terá mais um número, isso porque passará a utilizar o número do CPF. A unificação tem como objetivo evitar fraudes, tornando o sistema mais seguro. Na versão antiga era possível você ter 27 identidades diferentes, uma em cada estado.
Validade da identidade
O novo RG terá um prazo de validade. O modelo seguirá os padrões internacionais. A partir de agora, sua idade determinará a validade do documento.
Documento digital
A nova Carteira de Identidade Nacional também contará com uma versão digital, semelhante ao que ocorre com a CNH. No caso, nos locais onde o serviço está habilitado, é possível utilizar a identidade digital por meio do aplicativo gov.br (disponível para Android e iOS). O QR Code é o responsável pela autenticação do documento.
Itens de segurança
O novo RG, além de possuir o QR Code, também terá outros itens como o código MRZ (Machine Readable Zone), ferramenta já utilizada em documentos como passaporte. Sua identidade vai permitir que você possa entrar em países do Mercosul. Entretanto, para outros países será necessário a apresentação do passaporte.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…
O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…