Chamadas

Nova CNH começa a valer em junho, veja o que muda

A partir de 1º de junho de 2022 entra em vigor o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O novo documento será emitido à medida em que os motoristas forem renovando o documento ou emitindo a segunda via.

A decisão de reformular a Carteira de Motorista partiu do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e foi tomada ainda no mês de dezembro do ano passado através da Resolução 886.

De antemão precisamos deixar claro que não há necessidade alguma de realizar a troca imediata da CNH para o novo modelo. Além disso, o documento poderá ser emitido em meio físico, digital ou em ambos, o que fica a critério do motorista decidir o que prefere.

O que muda na nova CNH

A nova CNH terá diversas mudanças, inclusive um novo visual que tem predominância nas cores verde e amarelo, além disso o documento trará uma tabela que identifica quais os tipos de veículos cada motorista está habilitado para conduzir.

A nova CNH também virá impressa na língua portuguesa, inglesa e francesa, permitindo seu uso internacionalmente não só no Brasil, mas internacionalmente.

A primeira coluna do documento terá a categoria da CNH do condutor, seguido de uma imagem do automóvel e a indicação se o dono do documento está habilitado para dirigir aquele veículo.

Também teremos a informação se o condutor utiliza a Carteira de Motorista para trabalhar, assim como terá um campo que apresentará as possíveis restrições médicas.

A nova CNH manterá o QR Code, que já está disponível nos documentos emitidos a partir de 2017, que permite a autenticação online e offline.

Categorias da nova CNH

O novo documento manterá as categorias A, B, C e D. Contudo, essas categorias virão acompanhadas pelo dígito 1. Quanto a isso, o Contran ainda não detalhou como os códigos e as respectivas categorias serão descritas. Informação que deve ser publicada provavelmente até o final do mês que vem.

O novo documento também aponta se o motorista tem apenas a permissão para dirigir, através da letra “P”, ou ainda se o mesmo já possui a CNH definitiva, com o uso da letra “D”.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

6 minutos ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

16 minutos ago

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

12 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

15 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

23 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

23 horas ago