Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ficar até o dia 31 de maio sem se preocupar com a obrigatoriedade da necessidade de realizar a prova de vida. De acordo com a Instrução Normativa publicada no Diário Oficial da União (DOU) a obrigatoriedade do exame volta apenas em junho.
O procedimento é obrigatório e acontece todos os anos para que os beneficiários do INSS não tenham seus benefícios bloqueados. No entanto, desde março de 2020 quando a pandemia da Covid-19 prejudicou a realização da prova de vida presencial o bloqueio dos benefícios estão suspensos.

Orientação
O primeiro passo para os segurados do INSS é se atentarem as últimas notícias sobre a prova de vida para que não sejam prejudicados caso o INSS volte a cobrar o exame. Além disso, enquanto a prova de vida está suspensa desconfie de qualquer telefonema pedindo qualquer tipo de dado, mesmo que no telefonema sejam repassados alguns de seus dados pois se trata de golpe. Lembre-se, o INSS nunca entra em contato por telefone ou WhatsApp para tratar sobre a prova de vida.
Em caso de dúvidas use os canais de atendimento do INSS:
- Meu INSS, aplicativo oficial do INSS ou pelos sites gov.br/meuinss e meu.inss.gov.br;
- Central de atendimento telefônico 135;
- SMS identificado como 280-41.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp