Chamadas

Nova idade mínima do INSS para quem vai se aposentar a partir de 2020

Os trabalhadores se­gurados do INSS (Insti­tuto Nacional do Seguro Social) que planejavam requerer a aposenta­doria com as regras de transição estipuladas após a reforma da Pre­vidência podem ter que aguardar um tempo ain­da maior para se aposen­tar.

Algumas das novas re­gras das aposentadorias, que começaram a valer no dia 13 de novembro de 2019, com a publica­ção da emenda 103, mu­daram novamente em 1º de janeiro.

As regras que sofreram alterações são: o aumen­to da pontuação mínima para ter direito a regra de transição por pontos, o aumento da idade míni­ma para quem vai requer benefício por tempo de contribuição com pedá­gio de 100% e, por fim, a majoração de seis meses na idade da mulher para solicitar o benefício por idade.

Na primeira regra atin­gida de pontos, para os segurados do INSS, será necessário somar, na ida­de e no tempo de con­tribuição, 87/97 pontos para homens e mulheres.

Exemplo: 62 anos de idade homem e 35 anos de contribuição ou 61 anos de tempo de con­tribuição homem com 36 anos de tempo de contri­buição, respectivamen­te, lembrando que neste caso quanto mais tempo de contribuição possuir, menor será a idade e que a pontuação mínima au­mentará um ponto a cada ano até chegar a 100 para as mulheres, e 105 para os homens.

A segunda regra, o au­mento da idade mínima para quem for solicitar o benefício aposentado­ria por tempo de contri­buição com pedágio de 100%, exigirá do homem possuir 61,5 de idade e a mulher 56,6 de idade, além de trabalhar e re­colher para a previdência social 100% do tempo fal­tante quando a reforma entrou em vigor, em 13 de novembro de 2019.

A terceira regra atingi­da trata da idade mínima da mulher, onde, a par­tir de 1º de janeiro de 2020, para ter direito ao benefício, será neces­sário possuir 60,5 anos, aumentando a idade 6 meses por ano, além de 15 anos e/ou 180 meses de recolhimento para o INSS.

Lembrando que re­feridas regras também afetarão a transição do benefício aposentado­ria do professor.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS



Com informações Leia notícias

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Os Bancos funcionam no Carnaval?

O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…

13 horas ago

Cuidado!! Faltar demais ao trabalho pode arriscar suas férias!

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…

13 horas ago

Contabilidade: Veja as obrigações que devem ser enviadas nesta sexta-feira (28)

Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…

14 horas ago

Declaração Anual MEI 2025: tire todas as suas dúvidas

O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…

14 horas ago

Saque-aniversário do  FGTS: mudanças para quem sacar saldo

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…

14 horas ago

MEI: Uma nova cobrança pode surgir para alguns empreendedores!

Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…

16 horas ago