Abono Salarial - Imagem por @artalvesmon / freepik / editado por Jornal Contábil
Este ano o governo federal realizou o pagamento do abono salarial retroativo para milhões de brasileiros. Primeiro, foi liberado o abono PIS/Pasep para os trabalhadores que exerceram atividade em 2020.
E agora no final do ano o governo disponibilizou uma nova rodada de pagamentos do PIS/Pasep que têm origem judicial ou que não foram retirados durante os calendários já encerrados, entre 2016 e 2020.
Todavia com a liberação do benefício retroativo, o que os brasileiros esperam agora é pela liberação do benefício ano-base 2021 assim como a liberação do benefício ano-base 2022 já no ano que vem.
Nesse sentido, hoje conferiremos quais são os trabalhadores que terão acesso ao abono salarial do PIS/Pasep na próxima rodada de pagamentos e principalmente, quando terá início a nova rodada.
Com a liberação do abono salarial do PIS/Pasep retroativo, a próxima rodada de pagamentos do benefício será destinada aos trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada em 2021.
A nova rodada de pagamentos, por sua vez terá início apenas em 2023, quando o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), determinará em janeiro o novo calendário de pagamentos.
A expectativa é que a próxima rodada de pagamentos seja disponibilizada da mesma forma que ocorreu na liberação do benefício ano-base 2020 neste ano, onde todos os trabalhadores receberam ainda no primeiro semestre do ano.
Em todo caso, é preciso lembrar que todos os trabalhadores com direito ao benefício, vão receber a parcela do abono salarial do PIS/Pasep em 2023.
Diferente da regra antiga, onde o benefício começava a ser pago em julho de um ano e terminava apenas em junho do ano seguinte. Agora todos os trabalhadores vão receber no mesmo ano fiscal.
Para ter acesso ao abono salarial do PIS/Pasep no ano que vem, basta que o trabalhador se enquadre nas regras tradicionais do programa, que são elas:
Vale lembrar que a RAIS é uma obrigação do empregador, ou seja, anualmente o patrão deve enviar as informações do trabalhador na RAIS, dessa forma, caso o patrão tenha enviado os dados corretos e o trabalhador se encaixe nas regras, o mesmo terá acesso ao benefício.
Por fim, com relação ao abono salarial ano-base 2022, ou seja, para quem trabalhou de carteira assinada, não há previsão do governo para que o benefício também possa ser pago no ano que vem.
A expectativa em torno do abono salarial ano-base 2022 é que o pagamento do mesmo ocorra somente a partir de 2024.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…