A nova lei da energia solar, conhecida como taxação do sol começará a valer a partir de janeiro de 2023, no entanto, muita gente ainda não sabe sobre essa cobrança e poderá ser pego de surpresa.
O setor de energia elétrica no Brasil assim como em todo mundo está passando por muitas mudanças, dessa forma, entender melhor sobre os impactos é fundamental para você saber como agir.
O Marco Legal da Geração Distribuída, a lei da energia solar 14.300/2022 foi sancionada em janeiro deste ano, trazendo muitas mudanças no setor de energia solar.
A nova lei diz respeito às condições para tarifas futuras e outros assuntos que possam estar relacionados à produção de energia fotovoltaica.
Sob a nova lei, consumidores que geram sua própria energia, vão passar por mudanças que os permitirá o pagamento de uma tarifa sobre a distribuição dessa energia. Essa tarifa é chamada de:
Segundo expresso no texto da lei, aqueles que realizarem a instalação de um sistema de energia solar até o dia 6 de janeiro de 2023, ficarão isentos do imposto sobre energia solar até 2045.
Quem planeja adquirir painéis solares até dezembro também poderá aproveitar e ficar isento da taxa, tendo uma economia maior na conta de luz.
Por outro lado, quem fizer a aquisição do painel solar a partir de janeiro de 2023, terá que pagar essa taxa progressivamente, contudo, ainda que se tenha essa taxa, a economia de luz ainda será vantajosa.
A nova regra que começa a valer em janeiro de 2023 começará a ser cobrada da seguinte forma:
Essa cobrança será implementada gradativamente, onde, em 2023 terá um percentual de cobrança de 15% em 2023, até que chegue a 90% em 2028.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…