Já se passaram mais de três meses desde a publicação da reforma previdenciária pela Emenda Constitucional n. 103/2019, em 13 de novembro de 2019. Apesar de mantida a impossibilidade de se cobrar contribuição previdenciária sobre os benefícios de aposentadorias e pensões por morte dentro do Regime Geral de Previdência Social – RGPS, por outro lado, foi incluída expressamente na Constituição a possibilidade de adoção de alíquotas progressivas de acordo com o salário de contribuição dos trabalhadores e demais segurados.
Até que venha uma lei alterando a alíquota desse tributo, a reforma já tratou de estabelecer alíquotas diferenciadas e temporárias, que passarão a valer a partir de 1º de março de 2020, em relação ao segurado empregado, trabalhador avulso e empregado doméstico.
A sistemática pode ser ilustrada da seguinte maneira:

Inclusive, os valores acima serão reajustados a cada ano pelo INPC na mesma data em que se der o reajuste dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social.
DICA: Se prepare e se especialize em Departamento Pessoal
Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!
Conteúdo original Izabella de Oliveira
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp