Imagem por @leonidassantana / freepik
Mudanças foram feitas para facilitar a vida do cidadão que ainda não sacou os valores a receber de contas bancárias inativas. O Banco Central (BC) abriu um novo ciclo para cidadãos que não conseguiram realizar o saque de valores esquecidos em instituições financeiras. Desde segunda-feira, dia 28,, até o dia 16 de abril, pessoas físicas e jurídicas que possuem conta prata ou ouro no site Gov.br poderão consultar e resgatar os recursos parados nos bancos.
O processo deve ser feito no site Valores a Receber, criado pelo BC para a consulta e o agendamento da retirada das quantias residuais. A consulta para o saque foi inaugurada em 14 de fevereiro. Na ocasião, o próprio sistema informava a data e o horário em que usuários com recursos a sacar deveriam retornar ao site para fazer o agendamento para o saque dos cerca de R$ 8 bilhões parados em bancos e instituições financeiras em todo o país. A procura foi tanta que o site do Banco Central teve problemas e precisou criar uma página específica para a consulta dos valores.
Agora, nessa nova etapa, o agendamento também ocorrerá de forma escalonada, conforme a data de nascimento ou a data de abertura da pessoa jurídica. Cada grupo terá um dia inteiro para realizar seu agendamento e não somente um turno, como ocorreu no ciclo anterior. Os sábados continuarão sendo destinados para repescagem.
No dia 17 de abril, o site Valores a Receber será reformulado e com as melhorias previstas, a partir do dia 2 de maio, não haverá mais necessidade de agendamento. O cidadão poderá pedir o resgate dos recursos no momento da primeira consulta.
O sistema contará com informações repassadas pelas instituições financeiras, ou seja, mesmo quem já resgatou seus recursos e quem não tinha valores a receber na primeira etapa deve consultar novamente o sistema, pois os dados serão atualizados e pode haver recurso novo.
Acompanhe as novas datas de acordo com o ano de nascimento:
Até o momento, cerca de 2,8 milhões de pessoas físicas e jurídicas já requisitaram seus valores a receber, num total de R$ 245.809.474,96 resgatados.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…
Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…
Você já deve ter percebido como o Google Maps é útil, né? Ele ajuda a…
Se você está de olho em oportunidades no setor público e tem formação em contabilidade…
A resposta para essa pergunta pode surpreender quem pensa que escritórios de contabilidade não têm…
O texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada…