Imagem por @pressmaster / freepik
O vale-alimentação (VA) está entre os queridinhos dos trabalhadores que atuam com carteira assinada. Afinal de contas, o benefício, praticamente, disponibiliza valores além do salário que podem ser utilizados para realizar refeições ou fazer grandes compras em mercados, representando um gasto a menos na vida do cidadão.
Apesar de não ser um benefício obrigatório, como o FGTS, por exemplo, diversas empresas oferecem a bonificação como um diferencial, no âmbito de pagamentos. Em geral, empregadores que optam pelo VA, disponibilizam os valores através de cartões que poderão ser utilizados nos estabelecimentos habilitados.
Contudo, vale dizer que não porque o benefício não é um dever do empregador, que não existem regulamentações relacionadas à sua concessão e uso. Em suma, todas as empresas que operam com os cartões devem estar atentas às normas que, inclusive, ganharam alterações relevantes, em 2022.
As mudanças estabelecidas através da Medida Provisória nº 1.108, foram publicadas pelo Governo Federal ainda em março deste ano e já estão valendo. As novas regras impactam desde as distribuidoras do vale até os trabalhadores que o utilizam.
Segundo o texto da medida, os contratos já estabelecidos antes das novas regras entrarem em vigor, terão até o dia 28 de maio de 2023, para se adequarem aos novos moldes propostos.
Previamente, cabe enfatizar que as alterações da MP incidem tanto para vale-alimentação (VA), quanto para o seu similar vale-refeição (VR). Dito isso, agora, confira as principais mudanças voltadas ao benefício:
Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?
Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?
Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.
Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…