CLT

Novas regras do vale-alimentação: veja o que muda para o trabalhador

Diversas empresas de diferentes categorias de negócio oferecem benefícios aos seus funcionários como o vale-alimentação. O vale nada mais é que um ticket concedido aos trabalhadores através de um cartão pré-pago para que ele possa adquirir suprimentos ao longo do mês. 

Ainda em novembro de 2021, o Governo Federal aprovou novas regras voltadas ao uso do ticket. Nesta linha, as mudanças foram implementadas por meio do decreto 10.854

Considerando que o vale é um dos principais benefícios concedidos aos trabalhadores, estes devem estar por dentro das mudanças. Sendo assim, continue sua leitura, confira uma explicação simples e direta referente às novas regras do ticket. 

Entenda as novas regras do vale-alimentação

Em resumo, as novas regras possibilitam que os trabalhadores utilizem o vale-alimentação em uma maior gama de supermercados e restaurantes. Isto porque, mediante as mudanças os estabelecimentos que aceitam o ticket, devem receber o pagamento independente da bandeira do cartão. 

Assim sendo, o empregado beneficiado com o vale não estará mais limitado a uma rede específica de estabelecimentos, de modo que o uso do ticket ampliou sua cobertura mediante a flexibilização. 

Vale ressaltar que as alterações já estão em vigor desde a data de publicação do decreto, dia 10 de novembro de 2021, todavia, há um prazo de 18 meses para a adoção das novas regras. Ou seja, até maio de 2023, todas empresas que fornecem o vale, devem estar devidamente adaptadas.  

Outro ponto importante é que a partir da data limite de adequação, empresas estão proibidas de exigir ou receber descontos das operadoras de vale-alimentação, de modo que os gestores não se tornem refém de descontos para viabilizar o benefício. 

Por fim, cabe destacar que o trabalhador poderá solicitar uma portabilidade gratuita, do serviço de pagamento de alimentação, caso deseje.

Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?

Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?

Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.

Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

7 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

9 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

17 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

17 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

17 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

17 horas ago