Novas regras para o Home Office. Veja o que mudou

Na última segunda-feira (28), entraram em vigor às duas medidas provisórias que trazem mudanças para o trabalho remoto, popularmente conhecido como Home Office. O texto basicamente prevê novas regras para a modalidade em questão. 

Dentre as mudanças cabe destaque para aquelas direcionadas às novas normas atreladas ao modelo híbrido, adotado por empresas que optam pela presença física do trabalhador, entretanto, alguns dias a atividade laboral é realizada em casa. 

Além disso, o texto aborda formas de controle do trabalho, e outros temas ligados à legislação trabalhista, tais como vale-alimentação, FGTS, férias, entre outros benefícios concedidos ao empregado de carteira assinada. 

Vale ressaltar que as medidas têm caráter provisório, ou seja, somente valerão por no máximo 4 meses, ao menos que as novas regras ganhem o caráter definitivo. Isto somente acontece mediante a aprovação do texto pelo Congresso Nacional

Como as novas regras impactam o FGTS e demais benefícios

Em resumo, as medidas permitem que o empregador adie o recolhimento do FGTS em casos de calamidade pública, como foi o caso da pandemia, ou das fortes chuvas que atingiram algumas localidades do país.  

Nestes casos, os trabalhadores em atividades remotas poderão realizar o saque-calamidade do fundo, como previsto na legislação que institui o FGTS. 

Em relação ao vale-alimentação, o texto alinhou as regras do benefício com o Programa de Alimentação do Trabalhador, como um modo de garantir que o ticket seja utilizado exclusivamente para alimentação. 

Ademais, vale ressaltar que as distribuidoras do vale, não poderão ofertar ou conceder descontos as empresas contratantes. Tal medida foi tomada frente às altas taxas que recaiam sobre os estabelecimentos, em decorrência da redução do valor do Ticket. 

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência “A prática desvirtua a política pública retirando o trabalhador da condição de maior beneficiado”. 

De todo modo, as alterações foram estipuladas com o intuito de “adaptar a legislação às necessidades da nova forma de trabalho, explicitadas durante a pandemia”, segundo o Governo Federal. 

Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?

Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?

Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.

Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

13 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

14 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

14 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

14 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

15 horas ago

IRPF 2025: Como a Inteligência Artificial Ajuda a Evitar a Malha Fiscal

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…

15 horas ago