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Na hora de adquirir um veículo, além do custo, é preciso pensar no valor do seguro. Afinal, acidentes podem ocorrer, além de ter o mesmo furtado ou roubado. Pagar cerca de R$ 3 mil por ano, além das parcelas do veículo, está fazendo com que uma parcela dos motoristas recorram cada vez mais a locadoras ou aplicativos como o Uber ou 99. O alto preço do combustível e a manutenção de um carro também pesam nessa balança.
Contudo, há um grupo que não abre mão do carro para se locomover. Porém, o alto custo das apólices de seguro, muitas vezes, faz com que este grupo conte com a sorte e não recorra a essa garantia. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, 84% da frota brasileira não está segurada. Com o objetivo de ampliar o acesso aos seguros veiculares, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) irá flexibilizar regras e critérios.
A nova norma, que entra em vigor no dia 1º de setembro, permite, por exemplo, que o seguro seja personalizado. O dono de um veículo antigo que não considere vantajoso contratar cobertura para furto e roubo poderá optar apenas pelo seguro para acidentes, como colisões e incêndios, pagando mais barato.
Também será possível vincular o seguro ao condutor, ao invés do veículo. Desse modo, todos os carros que um motorista específico dirija estarão com a garantia ativa. O produto é ideal tanto para o motorista por aplicativo que costuma alugar carros para trabalhar, quanto para o jovem que não possui carro próprio mas aluga um ocasionalmente ou dirige o de amigos e familiares.
Essa é a chamada cobertura de responsabilidade civil, a qual, inclusive, poderá ser contratada de forma exclusiva.
Outra novidade é a cobertura parcial. Ao invés de optar por receber o valor total do carro em caso de sinistro, o segurado poderá escolher ser reembolsado com a metade do valor. Ao dividir o risco com a operadora, ele também irá pagar mais barato no contrato.
Segundo a Comissão de Automóvel da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), espera-se que as mudanças anunciadas pela Susep contribuam para levar inovação e competitividade ao mercado, permitindo ampliar a base de segurados a partir de produtos ajustados às necessidades do consumidor.
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