Chamadas

Novo Auxílio gás aprovado, conheça as regras e como receber

O Programa Gás para os brasileiros, popularmente divulgado como Auxílio gás foi aprovado na semana passada pelo Senado Federal. O objetivo do programa é facilitar o acesso ao gás de cozinha as famílias de baixa renda que estão optando por utilizar álcool, lenha e carvão para preparar os alimentos por não conseguirem mais comprar o gás visto aos últimos aumentos.

De autoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM), o projeto de lei (PL) 2.350/2021 tramitou apensado ao PL 1.374/2021, do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), e ao PL 1.507/2021, do senador Paulo Paim (PT-RS). O parecer do senador Marcelo Castro (MDB-PI) foi pela aprovação do PL 1.374/2021 e pela prejudicialidade dos demais.

Acesso ao Auxílio Gás

O Auxílio Gás será destinado às famílias de baixa renda, logo, para ter acesso ao programa será necessário estar inscrito no Cadastro Único de Informações Sociais (CadÚnico), assim como ter uma renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo.

O novo auxílio também será possível para as famílias em que um dos integrantes esteja recebendo o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS).

O objetivo é que o programa pague a cada dois meses o equivalente a 40% do preço do botijão de gás as famílias de baixa renda, para conseguirem comprar o gás de cozinha.

Cada família no CadÚnico do Bolsa Família receberá um subsídio que o governo federal definirá entre 40 e 50 por cento, conforme o estado do Brasil em que a população esteja em maior ou menor dificuldade.

E isso é muito importante, porque a média dos recursos que são pagos a famílias brasileiras no Bolsa Família é em torno de 200 reais por mês — explicou o relator do projeto, senador Marcelo Castro (MDB-PI), em entrevista à TV Senado.

Agora o texto segue para a Câmara dos Deputados, onde, se aprovado deverá ser enviado para sanção do presidente Jair Bolsonaro, para que assim possa começar a valer e ser distribuído as famílias.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

13 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

14 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

14 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

15 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

15 horas ago

IRPF 2025: Como a Inteligência Artificial Ajuda a Evitar a Malha Fiscal

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…

15 horas ago