Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Recentemente, o ministro da Cidadania, João Roma fez uma declaração sobre a chance de realização do Auxílio Brasil. Segundo ele, o programa não foi desprezado.
Há algum tempo a população acompanha os métodos do governo com relação ao encerramento do auxílio emergencial e da realização do Auxílio Brasil. A ideia inicial é que o programa funcione como um tipo de novo Bolsa Família, pagando mensalidades com valor maior para a população em situação de vulnerabilidade.
O programa divulgado em agosto deste ano, deve substituir o Bolsa Família. O principal objetivo é proporcionar acesso aos direitos básicos (moradia, alimentação, educação e saúde) para as famílias carentes.
Acompanhe a seguir uma lista com os abonos garantidos pelo programa:
Benefício Primeira Infância
É garantido para as famílias com crianças com idade inferior a 3 anos.
Benefício Composição Familiar
Benefício voltado para os jovens com idade entre 18 e 21 anos incompletos. De acordo com o governo, a finalidade é incentivar que essas pessoas concluam um nível de escolaridade formal.
Benefício de Superação da Extrema Pobreza
É concedido às famílias que, mesmo após receberem os benefícios citados anteriormente, continuam se encaixando na linha da extrema pobreza. O apoio financeiro não é restrito ao número de membros do núcleo familiar.
Auxílio Esporte Escolar
É voltado aos estudantes com idades entre 12 e 17 anos incompletos, que se sobressaem nos Jogos Escolares Brasileiros e são integrantes de famílias que recebem o Auxílio Brasil.
Bolsa de Iniciação Científica Júnior
É concedida para estudantes que têm uma boa performance em competições acadêmicas e científicas e que recebem o Auxílio Brasil. A transferência da quantia será realizada em 12 parcelas mensais. Não existe um número determinado de beneficiários por grupo familiar.
Auxílio Criança Cidadã
É voltado ao responsável pela família que tenha criança de no máximo 48 meses incompletos. Nesse caso, a pessoa pode conseguir uma fonte de renda, porém não encontrou vaga em creches públicas ou privadas da rede conveniada. O benefício será pago até a criança atingir 48 meses de vida e o limite de beneficiários por grupo familiar será definido.
Auxílio Inclusão Produtiva Rural
É concedido aos agricultores familiares inscritos no CadÚnico e tem duração de no máximo 36 meses.
Auxílio Inclusão Produtiva Urbana
É assegurado aos beneficiários do Auxílio Brasil que conseguirem comprovar vínculo empregatício formal
Benefício Compensatório de Transição
É garantido aos beneficiários do Bolsa Família que perderem parte da quantia recebida depois do enquadramento no Auxílio Brasil. O benefício será pago no tempo de implementação do novo programa e permanecerá até que aconteça o aumento no montante recebido pela família.
Veja a seguir quais são os critérios para garantir o benefício:
A única maneira de ter acesso ao benefício Auxílio-Brasil é através da inscrição no CadÚnico, por esse motivo é essencial que as famílias que ainda não são cadastradas, realizem a sua inscrição para garantir esse direito.
Um membro do grupo familiar será responsável pelo cadastro da família. A pessoa deve ter no mínimo 16 anos de idade e residir no mesmo local que os demais membros.
Importante: É preferível que o responsável pelo cadastro familiar seja mulher.
Quais são os documentos necessários para a inscrição no CadÚnico?
O responsável pela família terá que apresentar pelo menos um dos seguintes documentos de cada integrante da família, são eles:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…
O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…