INSS

Novo cartão do INSS permite antecipar benefício, veja como funciona!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou recentemente o novo cartão que visa facilitar a vida dos milhões de beneficiários da Previdência Social, permitindo que eles façam até mesmo antecipação de valores.

A criação do cartão “Meu INSS Vale+” é uma iniciativa do Ministério da Previdência Social e do INSS que visa facilitar o acesso dos beneficiários a itens básicos como alimentos e remédios, por exemplo.

Segundo os dados da folha de pagamentos de outubro, o INSS paga 40.645.365 benefícios previdenciários e assistenciais todo mês, esses beneficiários vão poder aproveitar as vantagens oferecidas pelo cartão.

O que é o novo cartão do INSS?

 O cartão Meu INSS Vale+ deve atender somente os beneficiários permanentes, segundo a declaração do órgão. Com base na nota divulgada no dia de novembro, poderão utilizar o cartão os seguintes grupos de beneficiários:

  • Aposentados;
  • Pensionistas; e
  • Pessoas que recebem benefícios permanentes.

As pessoas incluídas nos grupos que citamos acima, vão poder antecipar R$ 150 do benefício e pagar no mês seguinte, sem juros, correção, ou qualquer taxa. O valor será descontado diretamente na folha de pagamento. 

Regras do cartão

O novo cartão será criado a partir da parceria com instituições financeiras por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT), firmado com o INSS. 

Os aposentados e pensionistas poderão realizar a antecipação, basta seguir as regras:

  • A antecipação salarial deve ser realizada com uma instituição financeira com no mínimo 12 meses de experiência com o serviço de antecipação salarial e que tenha celebrado convênio e/ou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS para esse fim.
  • Mediante utilização de cartão físico do segurado, com chip e senha pessoal, contratado junto à instituição financeira devidamente credenciada.

Mais informações

O novo cartão do INSS não permite saques e não pode ser utilizado para apostas físicas ou digitais. Segundo o ministro da Previdência, Carlos Lupi, o objetivo do cartão é conceder recursos para a compra de remédio, comida, gás e transporte, sem comprometer a renda dos aposentados por longos períodos.

Outra medida que facilita a vida dos aposentados é o clube de vantagens Meu INSS+, que já alcançou 32,8 milhões, ele garante descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros, viagens, entre outros para os beneficiários.

Matheus Vinicius Ribeiro

Estudante de Ciências Contábeis com experiência na escrita de artigos para blogs e sites, atualmente desempenha a função de redator no Jornal Contábil.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

5 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

5 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

5 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

5 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

6 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

6 horas ago