Em 2023 um novo feriado nacional poderá ser oficializado, o feriado em questão diz respeito ao Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). O feriado poderá nascer através do Projeto de Lei 960/2022 que tramita na Câmara dos Deputados.
A Lei que rege os feriados nacionais no país é a Lei 662/1949, que incluiu em seu rol os dias 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro como feriados ao nível nacional.
Novo feriado nacional
O Projeto de Lei 960/2022 que institui o feriado do Dia dos Povos Indígenas como feriado nacional é de autoria do deputado federal Fábio Trad (PSD-MS).
“A comemoração do Dia dos Povos Indígenas homenageará aqueles que exerceram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira”, afirmou o criador da proposta, Fabio Trad.
Para o deputado, o dia 19 de abril se torna um instrumento de grande valia para resgatar memórias e também ratificar saberes ancestrais, devendo ser incluído na Lei 662, tornando-o um feriado nacional.
Caso a proposta seja aprovada e a data se torne um feriado nacional, teremos em nosso calendário um total de 8 feriados nacionais no Brasil.
Leia+: Conheça o Direito de Arrependimento para Compras realizadas na Internet
Andamento da proposta
É importante lembrar que a data somente entrará no rol de feriados previstos pela Lei 662/1942 caso passe pela aprovação do Congresso Nacional e promulgação do presidente da República.
Atualmente o texto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.
Caso seja aprovado pelas respectivas Comissões da Câmara, o texto seguirá para análise e votação dos senadores no Plenário do Senado Federal.
Recebendo o aval dos senadores, o projeto é então promulgado e enviado para sanção ou veto presidencial. Vale lembrar que para que a data se torne feriado em 2023, será necessária sua aprovação antes da data do próprio feriado, ou seja, 19 de abril.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp