Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Nesta terça-feira (20), após reunião do conselho político do Gabinete de Transição, houve a confirmação de que o novo governo terá 37 ministérios. A informação foi dada pelo futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa e confirmada hoje pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).
Antes da confirmação de hoje, Rui já havia se pronunciado no sábado (17). “Como vamos transformar 23 em 37? Estamos usando a criatividade e inovando. As áreas meio serão unificadas, áreas comuns para vários ministérios. Hoje o Ministério da Economia desmembra em Industria e Planejamento, mas a área meio será a mesma. Racionaliza o gasto, com mesma equipe cuidando da área meio”, explicou Rui.
Atualmente o governo conta com 23 ministérios, confira agora quais serão os 37 ministérios que irão compor o novo governo.
Leia Também: Ministério do Esporte: Saiba quem são as três mulheres cotadas
Leia Também: Lula bateu o martelo! Camilo Santana será ministro da Educação
De acordo com Eliziane Gama, não haverá aumento na quantidade de cargos, mas sim uma descentralização. O futuro ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa afirma que vargos não foram criados, “a não ser os cargos dos ministros”.
“Por determinação do presidente da República, isso está sendo feito sem haver ampliação de cargos. Como diz o ditado: ‘é fritar o porco com a própria banha’. E, portanto, nós vamos buscar melhorar a representatividade através dos ministérios, com o simbolismo dos diversos segmentos que querem se ver representados no governo, sem com isso implicar em aumento do gasto público, mas focando e melhorando a gestão pública. A ideia central é repetir o que a gente está chamando de Lula dois, que seria a estrutura do segundo governo de Lula que se encerrou em 2010”, explicou Rui Castro.
“O organograma da composição ministerial está pronto e já há gabinete para todos”, adiantou Rui Costa. “A maioria dos nomes estão definidos”. “Apesar do aumento de pastas, o desafio que o presidente me deu foi manter os custos como estão”, acrescentou.
No sábado Rui declarou que, “O Senado, em momento nenhum, condicionou a uma negociação de ministérios ou de cargos e a gente tem a confiança, a crença de que a Câmara fará a mesma coisa”, disse.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…