Imagem por @rafastockbr / freepik
A partir desta segunda-feira (14), as pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas abertas nesse período poderão pedir o saque de recursos esquecidos em instituições financeiras. O processo deve ser feito no site Valores a Receber, criado pelo Banco Central (BC) para consulta e agendamento da retirada de saldos residuais.
Quer mais detalhes? Acompanhe.
O pagamento dos valores esquecidos nos bancos será feito por lotes. Este é o segundo lote de pagamentos. O primeiro ocorreu no dia 07 de março. Quem perder o prazo ou o horário poderá fazer uma repescagem no dia 19, das 4h às 24h. O usuário que perder a repescagem só poderá retornar a partir de 28 de março.
Os valores devolvidos são de contas correntes ou poupanças que foram encerradas ainda com saldo disponível; tarifas e parcelas cobradas indevidamente cuja devolução já estava prevista em termo de compromisso assinado com o BC; cotas e sobras de quem participou de cooperativas de crédito; e dinheiro de consórcios encerrados.
Haverá também pagamentos em casos de contas mantidas em corretoras e distribuidoras de valores para registro de ativos financeiros dos clientes. Em muitos casos, há cobranças de tarifas duplicadas, que também serão devolvidas.
Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio de Pix ocorram mais rápido.
A consulta e a solicitação dos valores acontece exclusivamente através do endereço valoresareceber.bcb.gov.br. Não é possível fazer o procedimento através do site do Banco Central ou Registrato, como disponibilizado nos primeiros dias de divulgação do serviço, em janeiro. A mudança foi feita após queda do site do banco em 25 de janeiro em razão do alto volume de acessos.
A maior parte do dinheiro que começou a ser liberado pelo Banco Central foi esquecida por pessoas físicas, e não por empresas.
Para ter acesso aos valores esquecidos, é preciso seguir o passo-a-passo abaixo:
1) Consulte se possui valores a receber
– Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
– Informe o CPF e a data de nascimento ou o CNPJ e a data de abertura da empresa;
– Se houver valores a receber, o sistema informará uma data para que retorne ao site e solicite o dinheiro disponível;
– Ainda não será possível saber o valor que poderá ser resgatado.
2) Se tiver dinheiro esquecido nos bancos, verifique seu cadastro Gov.br
– Será exigido um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para consultar os valores e transferir o dinheiro;
– O cadastro gratuito é feito no site ou pelo app Gov.br (Google Play e App Store);
– Informe seu CPF, selecione as opções de Termo de Uso, Não sou robô e clique em Continuar.
Uma informação importante é que para agendar o saque, o usuário deverá ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Identificação segura para acessar serviços públicos digitais, a conta Gov.br está disponível a todos os cidadãos brasileiros. O login tem três níveis de segurança: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite o acesso a muitos serviços digitais; e ouro, que permite o acesso a todos os serviços digitais.
O prazo de agendamento para pessoas nascidas até 1968 ou empresas fundadas antes desse ano ocorreu de 7 a 11 de março, com repescagem no sábado, dia 12. Para quem nasceu a partir de 1984 ou abriu empresa nesse ano, a data vai de 21 e 25 de março, com repescagem em 26 de março. As repescagens também ocorrerão aos sábados no mesmo horário, das 4h às 24h.
Quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou da criação da empresa. O BC esclarece que o cidadão ou empresa que perder os prazos não precisa se preocupar. O direito a receber os recursos é definitivo e eles continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque.
Estão sendo liberados R$ 3,9 bilhões esquecidos em instituições financeiras. Em maio, haverá nova rodada de consultas, com mais R$ 4,1 bilhões disponíveis.
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