Chamadas

Novo RG: implementação será gradativa

O novo RG já está sendo emitido por mais quatro estados, o Acre, Goiás, Minas Gerais e Paraná iniciaram a transição gradual para a nova versão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Os primeiros a disponibilizar o documento foram o Rio Grande do Sul e o Distrito Federal.  Enquanto isso, as instituições estão se adaptando às alterações previstas em lei.

Por enquanto só terá acesso ao novo RG as pessoas que estiverem com o CPF regularizado ou estiverem solicitando a primeira via. O governo espera que até março de 2023, todos os estados da federação emitam o documento.

Isso significa que as instituições responsáveis em relação às mudanças e novas regras, vão ter que se adaptar até o prazo dado. Ainda na fase de testes, os primeiros documentos foram distribuídos entre os representantes do Governo Federal e participantes do projeto do novo RG em junho de 2022.

Veja as mudanças

O novo documento tem o objetivo de se aproximar dos padrões internacionais, mantendo a competitividade nacional em relação a segurança e os processos que envolvem a identificação civil. A Carteira de Identidade Nacional vem com mais marcas d’água e mecanismos de segurança para garantir a autenticidade.   

A partir de agora o CPF passa a ser o número de identificação do cidadão e não mais o RG. Isso significa que os cidadãos vão precisar regularizar a sua situação cadastral com os órgãos vigentes e responsáveis para acessar a nova versão do documento atualizada.

No entanto, ainda está valendo a legislação atual, que permite que cada cidadão possa emitir um novo número de RG a cada vez que mudar de estado ou região. Isso provoca uma tremenda confusão. Segundo estimativas um brasileiro pode ter até 27 registros ao longo da vida. A partir do ano que vem, quando todos os estados estiverem dentro das novas regras da Carteira de Identidade Nacional, o cidadão terá apenas um registro em todo o país.

Com a unificação através do CPF, não será necessário emitir novos registros ou mesmo um outro tipo de código de identificação.

O novo RG mantém as dimensões que possuía antes mas ganha novos tons de verde, amarelo e azul fazendo uma alusão à bandeira nacional. Além disso, as informações dispostas no documento ganham nova distribuição quando impressas.

RG Digital

Outra novidade é a presença do QR Code, que consta na Carteira Nacional de Habilitação desde 2017. O que vai possibilitar a versão digital do novo RG, através de um aplicativo que está em desenvolvimento.

A intenção é que a plataforma integre outras informações, como carteira de trabalho, mas sem substituir as versões originais. Caberá ao cidadão decidir qual a forma de portar e apresentar o documento, sendo fundamental guardar as versões impressas.

A Carteira de Identidade Nacional trará o código Machine Readable Zone (MRZ) presente nos passaportes. Neste sentido, ela poderá ser usada como documento de viagem para identificação dos brasileiros em países membros do Mercosul. Mas fique atento, a carteira não substitui o passaporte que continua sendo exigido para viagens em outros países.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

2 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

2 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

2 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

2 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

3 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

3 horas ago