Chamadas

Novo RG só será emitido para brasileiros que corrigirem o CPF

Neste ano de 2022 o Brasil começou a emitir a nova carteira de identidade nacional — popularmente conhecido como “RG” —, o novo documento terá leitura digital e será válido em todo o território do país.

O novo documento de identidade, agora chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), irá substituir o atual modelo do RG. O novo documento tem como único número de identificação o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

No atual momento, apenas a população do Rio Grande do Sul, Acre e Goiás estão emitindo o novo documento de identidade nacional. Os demais estados ainda estão sem previsão exata para emissão do novo modelo.

No entanto, é preciso lembrar que a transição ocorrerá obrigatoriamente até março de 2023, ou seja, todos os Estados devem estar aptos a emitir o RG digital no ano que vem.

Emissão do novo RG dependerá de regularização do CPF

Como o novo modelo do RG terá como número de identificação o CPF, para conseguir emitir a nova versão do documento, será necessário regularizar ou atualizar seu CPF, caso o mesmo tenha alguma pendência junto a Receita Federal.

Confira as orientações a seguir para identificar se o seu CPF está regular ou possui alguma pendência e como regularizar.

Consultar a situação do CPF

  • Acesse a opção de Comprovante de Situação Cadastral no CPF no site da Receita Federal;
  • Preencha o seu CPF e sua data de nascimento e clique em “Sou humano”;
  • Pronto, será emitido um comprovante de regularidade do seu CPF.

Caso seu CPF esteja regular não será preciso realizar nenhuma ação, pois está tudo certo com o seu documento.

Já nos casos onde o cidadão está com algum problema, será exibido a informação de situação “Suspensa” ou “Pendente de Regularização”.

CPF suspenso

Essa situação significa que o cadastro está incorreto ou incompleto, bastando atualizar as informações do seu CPF. O pedido de regularização do CPF pode ser feito nesta aba do site da Receita Federal, onde basta preencher todas as informações solicitadas.

CPF pendente de regularização

A situação “Pendente de Regularização” significa que você deixou de entregar alguma Declaração de Imposto de Renda (IRPF) nos últimos cinco anos.

Para regularizar o CPF nesta situação, basta entregar as declarações que estiverem faltando. Consulte suas dívidas e pendências para saber quais declarações precisam ser enviadas.

Nesta situação, o recomendado é que busque a ajuda de um contador que poderá consultar todas as informações necessárias para declaração do Imposto de Renda em atraso.

Todavia, o cidadão, por conta própria, também poderá consultar quais declarações não foram entregues. A consulta pode ser feita diretamente pelo site e-CAC da Receita Federal. É possível fazer login no portal e-CAC com sua conta Gov.br.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

4 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

6 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

14 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

14 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

14 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

14 horas ago