Chamadas

FGTS, governo vai liberar novo saque para 40 milhões de trabalhadores

O Governo Federal planeja liberar uma nova rodada de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que poderá beneficiar até 40 milhões de trabalhadores em todo país, segundo informações divulgadas pela Folha de S. Paulo.

Durante evento do banco BTG Pactual nesta última terça-feira (22), o Ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia afirmado que o governo está em busca de uma maneira de flexibilizar o saque dos recursos do FGTS até o final do ano.

Há várias iniciativas que podemos ter até o fim do ano que devem ajudar a economia a crescer. Podemos mobilizar recursos do FGTS também, porque são fundos privados” disse o ministro.

“São pessoas que têm recursos lá e que estão passando por dificuldades. Às vezes o cara está devendo dinheiro no banco e está credor no FGTS. Por que não pode sacar essa conta e liquidar a dívida dele do outro lado?”, questionou Guedes.

Novo saque do FGTS

A nova modalidade de saques será destinada aos trabalhadores que possuem saldo nas contas vinculadas ao FGTS, no entanto, ainda não há definições de quanto será o valor disponível para saque, contudo, a expectativa é que os saques sejam de pelo menos R$ 500 a R$ 1.000.

O novo saque do FGTS ainda está em análise por parte do governo e as definições quanto aos limites de saque dependerá da disponibilidade financeira do fundo de modo que a nova rodada não desestabilize as reservas do programa.

Ainda quanto à liberação da nova rodada de saques, integrantes da equipe econômica do governo esperam que a nova rodada de saques seja anunciada em até 20 dias.

A modalidade será disponibilizada por uma Medida Provisória (MP) que será editada pelo presidente, Jair Bolsonaro, autorizando o saque dos recursos pelos trabalhadores.

Se confirmada a nova rodada, será a terceira vez que o governo Bolsonaro autoriza saques extraordinários dos recursos do FGTS.

Vale lembrar que esta será a terceira vez em que o governo do presidente Jair Bolsonaro libera saques do FGTS aos trabalhadores.

A primeira vez ocorreu com o chamado saque imediato do FGTS em 2019. Já em 2020 foi disponibilizado o saque emergencial do FGTS, em decorrência da pandemia da Covid-19.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

6 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

7 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

13 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

13 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

13 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

13 horas ago