Chamadas

Novo saque do PIS ano-base 2022 foi definido pelo governo? Veja quando começa

A divulgação das datas de início e dos valores referentes ao pagamento do PIS 2024, relativo ao ano-base 2022, permanece em suspense, uma vez que complicações advindas da pandemia ocasionaram atrasos no calendário do PIS/PASEP. Este cenário acarretou um lapso temporal de dois anos entre o ano de referência e o ciclo de recebimento.

Geralmente, as informações pertinentes ao calendário PIS do ano vindouro são liberadas ao final de dezembro. Contudo, até a presente data, tanto os prazos de pagamento quanto os valores das quotas do PIS 2022 aguardam definição.

O montante a ser recebido pelo PIS/PASEP tem como base o salário mínimo em vigor no ano de seu pagamento. Desta forma, os detalhes financeiros do PIS 2024 tornar-se-ão claros somente após o anúncio oficial do governo Lula (PT) acerca do salário mínimo de 2024.

Quem tem direito ao abono salarial?

O Abono Salarial é um benefício destinado a um grupo específico de trabalhadores, que devem atender a certos requisitos para se qualificar para o recebimento. Os critérios de elegibilidade são:

  • Possuir cadastro no PIS por um período mínimo de cinco anos.
  • Ter obtido, no ano-base, uma renda média mensal de, no máximo, dois salários-mínimos.
  • Ter atuado em atividade remunerada, sob vínculo com Pessoa Jurídica, por, ao menos, 30 dias no ano-base, podendo ser consecutivos ou não.
  • Ter suas informações laborais devidamente registradas e enviadas pela empresa empregadora à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Leia também | 2023 Será Ano De Recorde No Financiamento Imobiliário Do FGTS

Tipos de abono salarial

Agora que você compreende o conceito de abono salarial, é crucial entender as variedades deste benefício. Ele é disponibilizado tanto para colaboradores de entidades privadas quanto para servidores do setor público, representando a principal distinção entre as modalidades do abono.

O PIS (Programa de Integração Social) se destina aos profissionais do setor privado, sendo a Caixa Econômica Federal (CEF) o órgão administrador desse tipo de abono salarial.

Por outro lado, o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) beneficia os servidores públicos, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Nesse caso, a gestão do benefício é atribuída ao Banco do Brasil.

Consulta da RAIS

Dentre todas as exigências, possivelmente, o registro na Relação Anual de Informações Sociais pode ser o menos conhecido pelos empregados. A inserção das informações do trabalhador é uma incumbência do empregador, realizado por intermédio do eSocial. Mas, como verificar se você está listado na RAIS?

É bastante descomplicado. Você só precisa visitar a página oficial da RAIS, inserida no portal do Governo Federal, e efetuar a busca utilizando o número do seu PIS/Pasep. Se você não tiver esse número à mão, é possível localizá-lo nos documentos a seguir:

  • Carteira de Trabalho;
  • Extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
  • Cartão Cidadão (para o PIS);
  • Em uma agência da Caixa, mediante apresentação de um documento com foto (para o PIS);
  • Em uma agência do Banco do Brasil, apresentando RG e CPF (para o Pasep).

Ademais, se não localizar nas referidas documentações, há a opção de visitar o site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), selecionar a opção Cidadão, posteriormente Filiado e inserir as informações pessoais requisitadas. Ao prosseguir, será exibido o NIT, equivalente ao número do PIS/Pasep.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

7 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

10 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

17 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

17 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

18 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

18 horas ago