Abono Salarial do Pis Pasep / Imagem por @gustavimellossa / freepik / editado por Jornal Contábil
O adiamento do PIS/Pasep para o início do ano que vem traz uma série de expectativas e questionamentos por parte dos beneficiários do abono salarial. Principalmente sobre como funcionará o novo saque do benefício, quais serão as datas de pagamento e se as regras sofreram mudanças.
O novo saque do abono salarial do PIS/Pasep em 2022 sofrerá mudanças em suas regras de pagamentos, mudanças essas que serão muito importantes para os beneficiários e até mesmo para o governo.
Até o momento em que o abono foi adiado, o pagamento do benefício começava a ser liberado a partir do segundo semestre de um ano e seguia até o final do primeiro semestre do ano seguinte.
O que fazia com que trabalhadores recebessem em anos diferentes o mesmo abono, além de um mesmo benefício ser contabilizado em dois Orçamentos anuais do governo.
Contudo, com o adiamento do PIS/Pasep e a publicação da Resolução 896, ficou decidido que o pagamento do benefício a partir do ano que vem ocorrerá entre os meses de janeiro e dezembro, ou seja, todos os trabalhadores vão receber no mesmo ano o abono salarial do ano base.
O processo de identificação de usuários ocorrerá no período compreendido entre o mês de outubro do ano anterior até o mês de janeiro do ano do calendário de pagamento.
Isso porque o governo utilizará os dados enviados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) para apurar quais trabalhadores terão acesso ao benefício.
Além disso, as empresas enviam a RAIS no mês e outubro, assim, entre outubro e janeiro será o tempo necessário para que o governo audite os dados enviados bem como identifiquem os beneficiários do PIS/Pasep.
Com a definição do calendário de pagamentos no mês de janeiro, a expectativa é de que os pagamentos comecem a ser feito no mês de fevereiro, onde o calendário deverá seguir a mesma estrutura, ou seja, escalonado conforme o mês de aniversário.
Com relação ao valor do benefício, vale lembrar que será mantida a regra onde o abono é pago conforme o piso salarial vigente, resumindo, os trabalhadores que tinham direito ao abono 2020 adiado para o ano que vem, receberão em 2022 o PIS/Pasep com base no salário mínimo vigente.
Além disso, vale lembrar que o pagamento do benefício é realizado proporcionalmente a quantidade de meses trabalhados, ou seja, quem trabalhou o ano inteiro terá acesso a um salário mínimo inteiro, já quem trabalhou um mês, por exemplo, terá direito a 1/12 de um salário.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…