Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Na última terça-feira (14), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu por estabelecer um novo período de pedidos para a isenção da taxa do ENEM em 2021. Isto foi decidido após uma determinação do STF (Supremo Tribunal Federal)
A medida é destinada a estudantes que foram isentos na versão de 2020, todavia, não compareceram à prova devido ao medo do risco de contaminação da covid-19. Desta maneira, foi garantido o direito de inscrição para mais de 3 milhões de estudantes.
Diante disso, isentos ausentes no ENEM 2020, poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição até o dia 26 de setembro. Isto deve ser feito na página do participante do INEP, informando o CPF, data de nascimento, e outros dados cadastrais.
Em decorrência desta medida, houve a necessidade de alterar a aplicação da prova, de modo que os novos participantes só realizaram o exame nos dias 9 e 16 janeiro, data do ENEM PPL (destinado a pessoas privadas de liberdade).
Para os demais, ou seja, para quem já estava inscrito no exame, inclusive participantes que já adquiriram a isenção da taxa, o exame permanece nas datas já pré-estabelecidas, sendo nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.
Por fim, cabe salientar que por norma, a isenção da taxa de inscrição do exame, que deve ser de R$ 85, é concedida à alunos de escolas públicas ou bolsistas integrais em instituições privadas.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…